Black November: você ainda pode aproveitar 40% OFF

Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Início mensal
Pós-graduação online
375 horas


Detalhes do curso
Psicólogos e demais profissionais envolvidos no manejo de eventos de impacto traumático desenvolverão uma visão apurada para o diagnóstico do transtorno, utilizando ferramentas práticas para suas intervenções.
Saiba como atuar em casos complexos, de forma individual ou coletivamente, em todas as etapas da vida. Entenda os impactos do trauma desde o neurodesenvolvimento até a fase adulta, percorrendo os aspectos sociais que o influenciam.
Aqui você verá como aplicar a teoria em sua prática, tendo mais segurança em suas intervenções.
Aprofunde-se por meio de estudos de caso e revisão teórica, com amplo embasamento científico.
Acesse o Guia do Curso

Guia do Curso
Baixe gratuitamente o guia e conheça todos os detalhes do curso, como metodologia, formato das avaliações e muito mais.
Confira as disciplinas
Fundamentos, Aspectos Funcionais e Diagnósticos de TEPT
Renato M. Caminha
Cérebro, Mente e Corpo na Cura do Trauma

Bessel van der Kolk
Perceria com Quantum Way
Protocolos de TEPT na Infância
Renato M. Caminha
Trauma e Resiliência
Protocolos de Tratamento de TEPT Baseados em Evidências: NET e EMDR
Fernanda Serpeloni
Adriana Zanonato
TEPT Complexo
Intervenções Baseadas em Tecnologias
Christian Kristensen
Primeiros Socorros Psicológicos
Gestão de Carreira e Consultório
José Knopfholz
Ética
Murilo Karasinski
Humanização no Atendimento em Saúde
Ricardo Antônio Correia Lima
Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Lucas Cottini F. Passos
Projeto Integrador
Renato M. Caminha
Conheça quem faz parte

Renato M. Caminha
Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Docente na área de TCC. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Transtorno de Estresse Pós-Traumático, consultor das Forças Armadas Brasileiras em TEPT. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e coautor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas. Sócio-diretor do InTCC. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência (Concriart).
ENSINA: Fundamentos, Aspectos Funcionais e Diagnósticos de TEPT; Protocolos de TEPT na Infância; Projeto Integrador

Bessel van der Kolk
Fundador e médico diretor do Trauma Center (Centro de Trauma) em Brookline, Massachusetts e professor de psiquiatria na Boston University School of Medicine (Escola de Medicina da Universidade de Boston). Atua como diretor do National Complex Trauma Treatment Network (Complexo Nacional de Tratamento de Trauma) e é um pesquisador pioneiro no campo do trauma transformando a compreensão e oferecendo um novo paradigma da cura através de seu livro "O corpo guarda as marcas: cérebro, mente e corpo na cura do trauma",
ENSINA: Cérebro, Mente e Corpo na Cura do Trauma

Ricardo Antônio Correia Lima
Cirurgião-Geral pela UFRJ. MBA em Administração pelo COPPEAD, UFRJ.
ENSINA: Humanização em Atendimento em Saúde

Lucas Cottini da Fonseca Passos
Médico Anestesiologista pela UFRJ.
ENSINA: Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Christian Kristensen
Psicólogo, professor e pesquisador. Diretor de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. Suas áreas de pesquisa incluem os estudos sobre Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse. Atua como membro do Conselho de Diretores da International Society for Traumatic Stress Studies (ISTSS).

Fernanda Serpeloni
Psicóloga e psicotraumatologista. Doutora em Psicologia Clínica e Neurociências do Comportamento pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Pública e em Saúde da Criança e da Mulher na Fiocruz. Cofundadora do Instituto NET e da NET Brasil. Pesquisadora visitante no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz-RJ). Coordenadora do projeto sobre os impactos transgeracionais do trauma: efeitos epigenéticos, fisiológicos e de saúde mental. Coordenadora do projeto de Terapia de Exposição Narrativa nos serviços de saúde do RJ e do estudo clínico sobre a eficácia da NET com populações expostas à violência crônica. Colaboradora no projeto FORNET para ofensores de violência em privação de liberdade em Ponta Grossa (PR). Possui interesse no desenvolvimento de intervenções baseadas em evidências para o tratamento do trauma. Formação e supervisão em Terapia de Exposição Narrativa pela Universidade de Konstanz (Alemanha), com os criadores da NET. Mais de 10 anos de experiência internacional em treinamento e supervisão em diferentes países. Publicou artigos e capítulos de livros sobre o impacto transgeracional do trauma, epigenética, violência, saúde mental e NET. Responsável pelo prefácio e pela revisão técnica do manual da NET em português, publicado pela Editora Hogrefe. Membro da ONG vivo international (www.vivo.org).

Adriana Zanonato
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Professora e supervisora dos cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, em Porto Alegre e em vários estados do Brasil. Cocoordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Certificada pela EMDRIA International Association e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), “Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias terapêuticas” (2012), “De minha boca saem cobras e lagartos” (2013), “A menina aprisionada” (2013), “A disputa dos pensamentos” (2015), “A derrota dos medos” (2016), “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016), “Tocmínio” (2017), “O menino tecnológico” (2018) e “O menino que não podia chorar” (2019).

José Knopfholz
Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina Interna e gestor universitário há 18 anos. Formação em Educação em Saúde pela Harvard Macy. Professor há 5 anos da especialização em Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é membro da comissão do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e da comissão julgadora nacional do título de especialista em Cardiologia. Durante a carreira de educação, foi professor de 11 cursos de graduação, 46 de pós-graduação, preceptor, membro do NDE, coordenador de curso de Medicina, coordenador regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), coordenador de pós-graduação e atualmente é decano (diretor) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
ENSINA:
Gestão de Carreira e Consultório

Murilo Karasinski
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Pós-Doutor em Bióetica, Doutor em Filosofia e Bacharel em Direito pela PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades. Membro do Observatório de Inteligência Artificial no Ensino Superior da PUCPR. Pesquisador de temas relacionados à Inteligência Artificial, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
ENSINA:
Ética

Renato M. Caminha

Bessel van der Kolk

Ricardo Antônio Correia Lima

Lucas Cottini da Fonseca Passos

Christian Kristensen

Fernanda Serpeloni

Adriana Zanonato

José Knopfholz

Murilo Karasinski
Conheça quem faz parte

Renato M. Caminha
Psicólogo, referência na área de TCC e consultor de transtorno pós traumático (TEPT) para as Forças Armadas.
Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Docente na área de TCC. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Transtorno de Estresse Pós-Traumático, consultor das Forças Armadas Brasileiras em TEPT. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e coautor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas. Sócio-diretor do InTCC. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência (Concriart).
ENSINA: Fundamentos, Aspectos Funcionais e Diagnósticos de TEPT; Protocolos de TEPT na Infância; Projeto Integrador

Bessel van der Kolk
Pioneiro no campo do trauma, autor best-seller e fundador do Centro do Trauma de Massachussets, EUA.
Fundador e médico diretor do Trauma Center (Centro de Trauma) em Brookline, Massachusetts e professor de psiquiatria na Boston University School of Medicine (Escola de Medicina da Universidade de Boston). Atua como diretor do National Complex Trauma Treatment Network (Complexo Nacional de Tratamento de Trauma) e é um pesquisador pioneiro no campo do trauma transformando a compreensão e oferecendo um novo paradigma da cura através de seu livro "O corpo guarda as marcas: cérebro, mente e corpo na cura do trauma",
ENSINA: Cérebro, Mente e Corpo na Cura do Trauma

Ricardo Antônio Correia Lima
Cirurgião-geral pela UFRJ.
Cirurgião-Geral pela UFRJ. MBA em Administração pelo COPPEAD, UFRJ.
ENSINA: Humanização em Atendimento em Saúde

Lucas Cottini da Fonseca Passos
Médico anestesiologista pela UFRJ.
Médico Anestesiologista pela UFRJ.
ENSINA: Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Christian Kristensen
Um dos maiores pesquisadores brasileiros em trauma e TEPT.
Psicólogo, professor e pesquisador. Diretor de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS. Suas áreas de pesquisa incluem os estudos sobre Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse. Atua como membro do Conselho de Diretores da International Society for Traumatic Stress Studies (ISTSS).

Fernanda Serpeloni
Psicóloga e psicotraumatologista, cofundadora do Instituto NET e da NET Brasil.
Psicóloga e psicotraumatologista. Doutora em Psicologia Clínica e Neurociências do Comportamento pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Pública e em Saúde da Criança e da Mulher na Fiocruz. Cofundadora do Instituto NET e da NET Brasil. Pesquisadora visitante no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz-RJ). Coordenadora do projeto sobre os impactos transgeracionais do trauma: efeitos epigenéticos, fisiológicos e de saúde mental. Coordenadora do projeto de Terapia de Exposição Narrativa nos serviços de saúde do RJ e do estudo clínico sobre a eficácia da NET com populações expostas à violência crônica. Colaboradora no projeto FORNET para ofensores de violência em privação de liberdade em Ponta Grossa (PR). Possui interesse no desenvolvimento de intervenções baseadas em evidências para o tratamento do trauma. Formação e supervisão em Terapia de Exposição Narrativa pela Universidade de Konstanz (Alemanha), com os criadores da NET. Mais de 10 anos de experiência internacional em treinamento e supervisão em diferentes países. Publicou artigos e capítulos de livros sobre o impacto transgeracional do trauma, epigenética, violência, saúde mental e NET. Responsável pelo prefácio e pela revisão técnica do manual da NET em português, publicado pela Editora Hogrefe. Membro da ONG vivo international (www.vivo.org).

Adriana Zanonato
Psicóloga clínica, certificada pela EMDRIA International Association e membro da EMDR-Brasil.
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Professora e supervisora dos cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, em Porto Alegre e em vários estados do Brasil. Cocoordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Certificada pela EMDRIA International Association e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), “Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias terapêuticas” (2012), “De minha boca saem cobras e lagartos” (2013), “A menina aprisionada” (2013), “A disputa dos pensamentos” (2015), “A derrota dos medos” (2016), “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016), “Tocmínio” (2017), “O menino tecnológico” (2018) e “O menino que não podia chorar” (2019).

José Knopfholz
Diretor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina Interna e gestor universitário há 18 anos. Formação em Educação em Saúde pela Harvard Macy. Professor há 5 anos da especialização em Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é membro da comissão do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e da comissão julgadora nacional do título de especialista em Cardiologia. Durante a carreira de educação, foi professor de 11 cursos de graduação, 46 de pós-graduação, preceptor, membro do NDE, coordenador de curso de Medicina, coordenador regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), coordenador de pós-graduação e atualmente é decano (diretor) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
ENSINA:
Gestão de Carreira e Consultório

Murilo Karasinski
Pós-Doutor em Bióetica e pesquisador de temas relacionados à IA, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Pós-Doutor em Bióetica, Doutor em Filosofia e Bacharel em Direito pela PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades. Membro do Observatório de Inteligência Artificial no Ensino Superior da PUCPR. Pesquisador de temas relacionados à Inteligência Artificial, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
ENSINA:
Ética

Renato M. Caminha

Bessel van der Kolk

Ricardo Antônio Correia Lima

Lucas Cottini da Fonseca Passos

Christian Kristensen

Fernanda Serpeloni

Adriana Zanonato

José Knopfholz

Murilo Karasinski
Como sua formação será conduzida
Apenas em julho: aproveite até 30% OFF em até 12x no seu curso! APROVEITE JÁ
Investimento
No cartão de crédito e boleto em até 18x de:
R$ @mensalidade
ou à vista de R$ @valorTotal
, por:
R$ @valorParcela
- Curso online
- Professores referência
- Início mensal
- Carga horária: 375h
- Certificado PUCPR
Dê o primeiro passo para o seu futuro!
Parcelamento no cartão de crédito e boleto ou à vista no pix
| De:* | Por**: |
|---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Os valores estão sujeitos a alterações de acordo com o método de pagamento escolhido.

Certificado PUCPR
A Pós Artmed é a certificação que abrirá as portas em sua carreira. Reconhecido pelo MEC, o certificado é emitido pela PUCPR, instituição de ensino superior de prestígio nacional e internacional.
Você impactará a sua vida e a de seus pacientes por meio de uma formação de excelência, chancelada por grandes nomes da educação brasileira. Esta é a forma de atribuir ainda mais valor à sua jornada profissional.

Cursos relacionados

Psicopatologia: os fundamentos da clínica em saúde mental
Desenvolva suas habilidades para compor uma avaliação completa da psicopatologia do paciente. Aprofunde-se nas funções psíquicas alteradas, como consciência, atenção, orientação, memória, afetividade, vontade, pensamento e linguagem.

Neurociência, Comportamento e Psicopatologia
Capacitar profissionais da saúde para compreender e lidar com casos de sofrimento psíquico, melhorando o atendimento.

Terapia Cognitivo-Comportamental
O conhecimento teórico-prático que você precisa para diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes.

Parentalidade
Capacite-se em Educação Parental para disseminar conhecimentos e técnicas, auxiliando no manejo do estresse parental em diversos ambientes.

Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais
Aprimore sua competência em Terapias Cognitivo-Comportamentais Contextuais para atuar de forma eficiente e consistente.

Neuropsicologia dos Transtornos Mentais
Capacite-se com os profissionais das melhores instituições de saúde e pesquisa. Evolua sua prática com estudos de caso, simulações e análises de intervenções em transtornos neuropsicológicos e atualize-se acerca dos avanços tecnológicos da área.

Dependências Digitais: saúde mental na era tecnológica
Aprimore competências para diagnosticar e intervir nos impactos da dependência digital, com ferramentas práticas para atuar em saúde mental, fadiga tecnológica e segurança digital em diversos contextos.

Neurociências Aplicadas à Psicoterapia
O curso apresenta conceitos da neurociência, transformando-os em ferramentas práticas. Assim, você aprimora seus métodos de intervenção por meio do conhecimento profundo da mente. Entenda a neurobiologia de transtornos de personalidade, do desenvolvimento e mais.
