Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica
Coordenação: Marcos Giovanni


O aprendizado que qualifica a atuação de fisioterapeutas na alta complexidade
Aprimore seus conhecimentos específicos e de alta complexidade na área através da troca de experiências com profissionais de referência no Brasil, visando uma atuação profissional sustentada em boas práticas. Feita para fisioterapeutas que buscam instigar seu pensamento crítico baseado nos melhores níveis de evidência.
Assistência ventilatória invasiva e não invasiva em Neonatologia
Aprofunde seu conhecimento sobre os critérios de indicação, condução, estratégias e retirada do paciente do suporte ventilatório invasivo e não invasivo e saiba aplicar a teoria à prática clínica.
Professora Doutora Simone Nascimento Santos Ribeiro - Currículo Lattes
Avaliação e monitorização cardiorrespiratória do paciente neonatal e pediátrico sob ventilação pulmonar mecânica
Capacite-se para a avaliação fisioterapêutica e monitorização cardiorrespiratória do neonato e da criança em UTI. Aprenda a avaliar e a interpretar a mecânica pulmonar e os gráficos de ventilação mecânica invasiva, bem como a interação paciente-ventilador e a monitorização do equilíbrio ácido básico.
Professor Mestre Cláudio Gonçalves de Albuquerque - Currículo Lattes
Assistência fisioterapêutica ao recém-nascido de alto risco
Aprimore seu conhecimento com os melhores graus de evidências científicas para conduzir estratégias de assistência fisioterapêutica para recém-nascidos de alto risco.
Professora Mestre Carla Marques Nicolau - Currículo Lattes
Assistência fisioterapêutica pré e pós-operatória em crianças cardiopatas
Aprenda a identificar e avaliar a criança portadora de cardiopatia congênita e os fatores de risco e complicações deste tipo de cirurgia. Entenda as particularidades do pré e pós-operatório para discutir o tratamento fisioterapêutico e o gerenciamento do suporte ventilatório mais adequados para as diversas situações clínicas.
Professora Especialista Kelly Cristina de Oliveira Abud - Currículo Lattes
Escalas de desenvolvimento e avaliação funcional em terapia intensiva neonatal e pediátrica
Saiba identificar e interpretar os resultados fornecidos por escalas de avaliação de desenvolvimento neuromotor em Unidades de Cuidados Neonatais e por escalas de funcionalidade em crianças internadas em UTI pediátrica.
Professora Doutora Laura Alves Cabral - Currículo Lattes
Polineuropatia e mobilização precoce em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
Aprenda a identificar os pacientes mais suscetíveis a desenvolver fraqueza muscular na UTI pediátrica, os critérios para desenvolver esta avaliação, o tratamento fisioterapêutico mais adequado para cada caso e como abordar a mobilização precoce para estes pacientes.
Professora Mestre Ana Lúcia Capelari Lahóz - Currículo Lattes
Aerossol terapia e oxigenoterapia em neonatologia e pediatria
Conheça os diferentes tipos de dispositivos geradores de aerossóis e saiba definir as indicações da oxigenoterapia em UTI Neonatal e Pediátrica. Entenda os diferentes métodos de administração do oxigênio e saiba escolher o mais adequado para cada paciente.
Professor Especialista Guilherme Cherene Barros de Souza - Currículo Lattes
Recursos para terapia de remoção de secreção e expansão pulmonar em neonatologia e pediatria
Aprenda sobre os princípios fisiológicos, indicações, contraindicações e efeitos desejados das técnicas de remoção de secreções e expansão pulmonar em recém-nascidos, lactentes e crianças internadas em UTIs.
Professora Doutora Pricila Mara Novais de Oliveira - Currículo Lattes
Estimulação sensório-motora em neonatologia
Aprenda sobre o processo de desenvolvimento embrionário dos sistemas sensoriais e saiba reconhecer a importância da intervenção terapêutica em recém-nascidos de alto risco. Estude o efeito da prematuridade na formação dos sistemas sensoriais e saiba estabelecer critérios para a escolha adequada da estimulação em neonatos.
Professora Doutora Silvana Alves Pereira - Currículo Lattes
Ética
Analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão. Capacita o profissional para a tomada de decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.
Disciplina autoinstrucional
Assistência Ventilatória Invasiva e Não Invasiva em Pediatria
Professora Doutora Lívia Barboza de Andrade - Currículo Lattes
Projeto de Conclusão: Professor Mestre Marcos Giovanni - Currículo Lattes
Professores do curso
Marcos Giovanni
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela Assobrafir. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
ENSINA Projeto de Conclusão.
Camila Monteiro Mazzarin
Fisioterapeuta, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR, pós-graduada na modalidade residência em saúde do idoso (SMS/Curitiba), pós-graduada em Fisioterapia em Terapia Intensiva (PUCPR), especialista profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto (COFFFITO), Docente no curso de Fisioterapia (PUCPR - Campus Curitiba).
Pricila Mara Novais de Oliveira
Doutora em Ciências na área de Saúde da Criança e do Adolescente, Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Assobrafir.
ENSINA Recursos para terapia de remoção de secreção e expansão pulmonar em neonatologia e pediatria.
Simone Nascimento Santos Ribeiro
Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG.
ENSINA Assistência ventilatória invasiva e não invasiva em Neonatologia.
Cláudio Gonçalves de Albuquerque
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor (RJ) e pela Assobrafir.
ENSINA Avaliação e monitorização cardiorrespiratória do paciente neonatal e pediátrico sob ventilação pulmonar mecânica.
Kelly Cristina de Oliveira Abud
Fisioterapeuta pela Universidade Cidade de São Paulo com atuação em UTI de pós-operatório de cardiopatias congênitas no InCor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
ENSINA Assistência fisioterapêutica pré e pós-operatória em crianças cardiopatas.
Ana Lúcia Capelari Lahóz
Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo e Mestre pelo Departamento de Pediatria do Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da FMUSP.
ENSINA Polineuropatia e mobilização precoce em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Guilherme Cherene Barros de Souza
Especialista em Gestão de Recursos Humanos e gerenciamento de negócio hospitalar e acadêmico.
ENSINA Aerossol terapia e oxigenoterapia em neonatologia e pediatria.
Silvana Alves Pereira
Fisioterapeuta, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo.
ENSINA Estimulação sensório-motora em neonatologia.
Lívia Barboza de Andrade
Especialista em Fisioterapia cardiorrespiratória pela UFPE e Assobrafir. Mestre em Fisiologia pela UFPE. Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. Pós-doutora em Ciências Pneumológicas pela UFRGS.
ENSINA Assistência Ventilatória Invasiva e Não Invasiva em Pediatria.
Carla Marques Nicolau
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, área de atuação Pediatria e Neonatologia, pela Assobrafir.
ENSINA Assistência fisioterapêutica ao recém-nascido de alto risco.
Prof. Me. Rafael Justino da Silva
Fisioterapeuta, Coordenador de Fisioterapia - UTI Neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
ENSINA Assistência Fisioterapêutica Humanizada em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica.
Como esse curso transforma a sua carreira?
Curadoria de conteúdo da marca líder em produção editorial de saúde no Brasil.
Certificação de ensino superior de excelência.
Temas e professores indicados por sociedades científicas de referência.
Aulas 100% online com interação ao vivo.
Matricule-se
Escolha uma das formas de pagamento:
Boleto bancário
- À vista (20% de desconto) R$ 4.798,08
- 3x sem juros (16% de desconto) R$ 1.679,33
- 6x sem juros (15% de desconto) R$ 849,66
- 12x sem juros (10% de desconto) R$ 449,82
- 18x sem juros (5% de desconto) R$ 316,54
- 24x sem juros (sem desconto) R$ 249,90
Cartão de crédito
- À vista (20% de desconto) R$ 4.798,08
- 3x sem juros (16% de desconto) R$ 1.679,33
- 6x sem juros (15% de desconto) R$ 849,66
- 12x sem juros (10% de desconto) R$ 449,82
- 18x sem juros (5% de desconto) R$ 316,54
Pix
- À vista (20% de desconto) R$ 4.798,08
Quem faz a Pós Artmed conosco

Baixe o guia do curso.
Baixe o guia do curso.
Confira o conteúdo científico estruturado pelos professores mais renomados do Brasil na área e veja como o aprendizado da Pós Artmed e o certificado emitido pela PUCPR farão você crescer na sua carreira.
Cursos relacionados
Perguntas frequentes
Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?
Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.
As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.
Como faço minha inscrição/matrícula?
A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.
Como faço para enviar a minha documentação?
O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre no seu portal de serviços com seu login e senha, em seguida, clique em Envio de Documentos na lateral esquerda do seu portal. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.
Como funciona o acesso aos cursos?
O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem.
Como funciona o contato com os professores e com o suporte?
Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.
As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.
Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.
Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?
No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.
NOTA
A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).
TCC
O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.
Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:
As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.
Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.
O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.
A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.
A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.
No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.
A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.
Como funcionam as avaliações por disciplina?
Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.
Como funcionam os cursos da Pós Artmed?
A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.
As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:
Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.
Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.
Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?
Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.
A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.
Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui.
Como funcionam as avaliações por disciplina?
Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.
Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?
Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.
A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.
Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?
Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.
Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.
CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:
De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.
Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.
Quais as formas de pagamento? Tem desconto?
Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.
Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
*Política de Risco
A CONTRATADA poderá, sempre que entender necessário, em razão de comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, vedar ou cancelar a inscrição do Aluno, sem que isso gere qualquer dever de indenização.
Entende-se por comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, qualquer conduta considerada, a exclusivo critério da CONTRATADA, atípica ao uso normal do produto/serviço, incompatível com a sua natureza e destinação ou, também a critérios próprios, estabelecidos internamente pelo CONTRATADA, como potencialmente ofensivo às suas marcas e operações, assim como de seus parceiros e/ou com risco de inadimplência.
Quais são os materiais de apoio?
Todas as disciplinas possuem:
Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;
Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;
Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;
Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;
Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.
Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?
Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.
É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?
O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.
Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.