Skip to content
Pós-Graduação

Auditoria Multiprofissional em Saúde

Coordenação: Roberto Issamu Yosida

Parceiro
MATRICULE-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR

Esse curso de pós-graduação formará auditores em saúde preparados para a realidade atual e futura da assistência em saúde. Nos cursos de graduação não há orientação específica para atuar nesse segmento e há procura no mercado de trabalho por profissionais habilitados. O profissional auditor poderá trabalhar em órgãos de regulação e controle como Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, órgãos da saúde (Conitec, ANS, SUS), operadoras de planos de saúde (autogestão, cooperativas, seguradoras, medicina de grupo), hospitais, seguradoras, clínicas especializadas, empresas de Opmes (órteses, próteses, materais especiais), serviços de cuidados domiciliares, empresas de gerenciamento de doentes crônicos, indústria farmacêutica, laboratórios. assessoria de tribunais dentre outros.

Atributos do Auditor, Princípios Legais e Bioética Aplicada

Atributos do profissional de auditoria em saúde. Perfil do auditor e atribuições.
Importância das equipes multiprofissionais. Principais legislações aplicadas. 

Roberto Issamu Yosida

Metodologia Científica Básica, Epidemiologia e Medicina Baseada em Evidências

Metodologia Científica Básica – Delineamento dos principais modelos de estudos, conceitos estatísticos para interpretação dos estudos científicos. Prática clínica Baseada em Evidências – estruturação da pergunta de pesquisa, busca, seleção, analise crítica e aplicação dos resultados de estudos científicos. Epidemiologia em Auditoria em Saúde – Avaliação de tecnologias em Saúde.

Luiz Henrique Picolo Furlan

Tecnologia Aplicada, Inteligência Artificial e Teleauditoria

Estudo do passado e presente em Auditoria em Saúde.
O uso da tecnologia e sua incorporação acrítica.
Modelos de outros lugares X Nosso modelo.
O custo do desenvolvimento de tecnologia e sua aplicabilidade prática. Inteligência Artificial -Como confiar e usar. Inteligência Artificial - Construção de soluções.
Estado da arte da Inteligência artificial aplicada na auditoria em saúde. Os computadores serão os novos auditores?
Teleauditoria. 

Marcelo Dallagassa

Economia da saúde, Sustentabilidade e Modelos Inovadores

Economia da Saúde. Regulação e Limites. Sustentabilidade do sistema e Novos horizontes. Sustentabilidade do sistema – Há solução definitiva? Qual é a fronteira a ser superada? Modelos inovadores: Insatisfação dos profissionais com os modelos atuais e possibilidades de harmonização e experiências encantadoras.

Stephen Doral Stefani

Saúde x Doença: Entendimento Atual e Perspectivas

Soluções desenvolvidas e impacto na sociedade e saúde coletiva - O que queremos para o futuro? Educação, promoção e prevenção: mito ou solução? Como lidar com eventos adversos. Cuidados com a morte e a paliação. Diretivas antecipadas de vontade. Saúde X Doença.

Úrsula Bueno do Prado Guirro

Normas e regulamentos, Combate ao Desperdício e Técnicas de Negociação

Protocolos e normas técnicas. Sustentabilidade do sistema - Como evitar o desperdício. Negociação e consensos. Coberturas contratuais. Cláusulas. Aplicabilidade na prática diária. Formação na saúde e sua influência na assistência e nos custos. Auditoria obsoleta. ANS - Como harmonizar a economia, a regulação, a ética e a ciência.

Elide Sbardellotto Mariano Da Costa

Fases de Auditoria e Equipes Multidisciplinares

Quebra de conceitos na auditoria em saúde. A construção de soluções disruptivas. Interação de outros profissionais e habilidades.
Como aplicar a terceira opinião com segurança e como benefício de sua atribuição de auditor.


Eduardo Ramos

Remuneração de procedimentos em saúde

Os modelos de pagamentos devem ser de conhecimento dos auditores para entender a lógica e conduzir seus trabalhos conforme padronização do local de trabalho. Modelo por custo médio. Modelo por resultado. Modelo por serviço. Modelo por captação.

Edison Luiz de Almeida Tizzot

Carreira e Mercado de Trabalho: Diferenciais do Profissional da Saúde

Tomadas de decisão: como fazemos escolhas? O mercado da saúde de hoje e de amanhã. Ferramentas de gestão de carreira. As diversas fases da carreira e seus momentos.
Como construir networking? A carreira de auditor: presente e futuro. Carreira e vida pessoal.
Exercitando a criatividade para escolhas na carreira.

José Knopfohlz

Contabilidade e Finanças para profissionais da saúde

Conceitos básicos em contabilidade. Tributos no Brasil: quais são e como funcionam? Margens, EBITIDA e estrutura de operação financeira. Construção de um business plan.
Mercado financeiro e suas principais premissas.

Allan Inácio

Marketing para Profissionais da Saúde

Marketing 4.0. Marca: cuidados com esse ativo.
Os 5 As do marketing 4.0 - assimilação, atração, arguição, ação e apologia, propostos por Kotler. Regulação na propaganda em saúde. Marketing digital. Pesquisa de mercado e performance de produto. Como a auditoria atua mantendo a credibilidade da marca.

Miriam Mazzo

Ética

Esta disciplina, voltada para estudantes de várias áreas do conhecimento no âmbito da Especialização Lato Sensu, tem como objetivo analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissionais e social-cidadão. Nela, o estudante correlaciona o mercado e ética, a ética da ação correta e a relativização da verdade, bem como a dignidade humana e a justiça distributiva. Ao final, o estudante é capaz de tomar decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.

Corpo docente do curso de Filosofia da PUCPR

Projeto em Auditoria

Será definido de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica.

Roberto Issamu Yosida
José Knopfohlz

Professores do curso

Coordenador

Roberto Issamu Yosida

Presidente do CRM-PR. Médico pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Sólida carreira em auditoria em saúde e atualmente, é médico pela Federação das Unimeds do Paraná.

ENSINA Atributos do Auditor, Princípios Legais e Bioética Aplicada

Roberto Issamu Yosida

Presidente do CRM-PR. Médico pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Sólida carreira em auditoria em saúde e atualmente, é médico pela Federação das Unimeds do Paraná.

ENSINA Atributos do Auditor, Princípios Legais e Bioética Aplicada

Luiz Henrique Picolo Furlan

Médico pela UFPR. Especialista em Saúde Coletiva com concentração em Saúde da Família e Cardiologia pela UFPR. Mestre em Medicina Interna pela UFPR. MBA de Gestão de Saúde pela FAE.

ENSINA Metodologia Científica Básica, Epidemiologia e Medicina Baseada em Evidências

Marcelo Dallagassa

Engenheiro Civil pela UFPR, Mestre de Tecnologia em Saúde pela PUCPR e Doutor de Tecnologia em Saúde pela PUCPR.

ENSINA Tecnologia Aplicada, Inteligência Artificial e Teleauditoria

Úrsula Bueno do Prado Guirro

Médica pela UFJF, residência médica em Anestesiologia pela UNIFESP, Mestre e Doutora em Medicina pela UFPR. Pós-doutora em Bioética pela PUC-PR.

ENSINA Saúde x Doença: Entendimento Atual e Perspectivas

Edison Luiz de Almeida Tizzot

Médico pela UFPR. Especialista em Ensino Medico do FAIMER - Foundation for Advacement of International Medical Education and Research. Mestre em Medicina pela UFMG e Doutor pela UFPR. Pós-Graduação em Auditoria em Saúde pela UGF.

ENSINA Remuneração de procedimentos em saúde

José Knopfohlz

Médico pela PUCPR, residência médica em Clínica Médica. Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Medicina Interna, com formação em educação médica pelo Harvard Macy Institute. Professor de Cardiologia e Urgências da PUCPR.

ENSINA Carreira e Mercado de Trabalho: Diferenciais do Profissional da Saúde

Allan Inácio

Graduação em Administração pela FICA. Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE. Pós-graduação em Contabilidade, Finanças e Métodos do Ensino Superior pela UFPR.

ENSINA Contabilidade e Finanças para profissionais da saúde

Miriam Mazzo

Formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center e em Marketing and Entrepreneurship pelo Educational Program na Warrington College of Business University of Florida. Doutora em Administração pela PUCPR.

ENSINA Marketing para Profissionais da Saúde

Stephen Doral Stefani

Médico pela UFRGS. Especialista em Auditoria Médica e Economia de Saúde. Presta consultoria para dezenas de operadoras de planos de saúde.  Ex-fellow da University of California/Stanford.

ENSINA Economia da saúde, Sustentabilidade e Modelos Inovadores

Elide Sbardellotto Mariano Da Costa

Graduação em Medicina pela UFPR. Mestrado e Doutorado em Medicina Interna pela UFPR. Auditora em saúde, administração em saúde e medicina preventiva e social. MBA Executivo em Gestão de Serviços de Saúde pela FGV e pós-graduação em Auditoria em Saúde pela Fundação UNIMED.

ENSINA Normas e regulamentos, Combate ao Desperdício e Técnicas de Negociação

Eduardo Ramos

Farmacêutico pela UFPR. Especialista nas áreas de Auditoria em Saúde, Oncologia, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Prevenção e Controle de Infecções.

ENSINA Fases de Auditoria e Equipes Multidisciplinares

Como esse curso transforma a sua carreira?

Diferencial

Curadoria de conteúdo da marca líder em produção editorial de saúde no Brasil.

Diferencial

Certificação de ensino superior de excelência.

Diferencial

Temas e professores indicados por sociedades científicas de referência.

Diferencial

Aulas 100% online com interação ao vivo.

QUERO SER CONVENCIDO

ONLINE

Pague à vista no boleto ou parcele em até 24x de

249,90

Tire suas dúvidas

Opções de parcelamento

  • À vista R$ 4798,08
  • 3x  sem juros R$ 1679,33
  • 6x sem juros R$ 849,66
  • 12x sem juros R$ 449,82
  • 18x sem juros R$ 316,54
  • 24x sem juros R$ 249,90
MATRICULE-SE

Quem faz a Pós Artmed conosco

Parceiro

Baixe o guia do curso.

Confira o conteúdo científico estruturado pelos professores mais renomados do Brasil na área e veja como o aprendizado da Pós Artmed e o certificado emitido pela PUCPR farão você crescer na sua carreira.

Baixar conteúdo

Cursos relacionados

Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.