Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância
Dra. Ana Irene Fonseca Mendes
%20(1).png?height=50&name=MicrosoftTeams-image%20(61)%20(1).png)

Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental
Promover a base teórica da terapia cognitivo-comportamental e apresentar os principais conceitos da abordagem e da prática baseada em evidências no contexto clínico.
Fabiana Gauy /Ana Irene Fonseca Mendes
A criança em desenvolvimento
Aprofundar a compreensão do especializando no curso do desenvolvimento cognitivo, físico, moral e psicoemocional nas 3 infâncias considerando as teorias Biecológica, do Apego, Cognitiva e Comportamental, Neurociências, bem como os fatores de risco e de proteção, marcos do desenvolvimento da criança e os modelos de prevenção.
Karla da Costa Seabra/ Myrian Silveira
Adaptando a TCC para crianças (de 4 a 12 anos)
Capacitar o especializando na compreensão e aprofundamentos dos princípios da terapia cognitivo-comportamental e da análise do comportamento. Fomentar recursos para adaptação lúdica das técnicas de avaliação e intervenção que cada etapa do desenvolvimento que a criança requer.
Ana Irene Fonseca Mendes/Manuela Lins
Formulação de casos na Infância
Apresentar as principais ferramentas de avaliação cognitivo-comportamental para as demandas da infância a partir de uma perspectiva modular, transdiagnóstica e desenvolvimental.
Fabiana Gauy/Isabela Ferreira
Avaliação psicológica e psicopatologia na infância
Apresentar instrumentos de avaliação psicológica e os sistemas de classificação de psicopatologia na infância e capacitar o especializando a elaborar a avaliação psicológica e desenvolver o raciocínio clínico deste processo.
Marcela Mansur-Alves/ Thiago Blanco
Problemas Externalizantes
Capacitar o especializando a avaliar e intervir em problemas externalizantes utilizando técnicas de TCC e das terapias contextuais e de regulação emocional.
Ana Irene Fonseca Mendes/Rodrigo Serra
Problemas Internalizantes
Capacitar o especializando a avaliar e intervir em problemas internalizantes utilizando técnicas de TCC e das terapias contextuais.
Fabiana Gauy / Nilton Correia dos Anjos
Estresse Precoce e comportamentos de Risco
Aprimorar as habilidades clínicas na avaliação e intervenção em estresse precoce e capacitar o especializando a avaliar e intervir nestes casos.
Sabrina Mazzo D'Affonseca/ Maria Alice Bertho
TCC e saúde da criança
Apresentar os recursos da TCC nas intervenções em saúde da criança. Tratamento psicológico de demandas clínicas na infância. Adesão ao tratamento médico. Hospitalização de crianças. Procedimentos invasivos em crianças.
Camilla Volpato Broering (Prof. Titular)
Orientação à Escola e Dificuldades Escolares
Aprimorar as habilidades de avaliação e intervenção em dificuldades escolares e desenvolver orientação à escola.
Juliana Mende/Isabela Scotto
Orientação de cuidadores e família
Aprimorar as habilidades de avaliação de estilos parentais e conduzir orientação a cuidadores de crianças. Grupos de Orientação Parental, Psicoedução, Fortalecimento de vínculos familiares saudáveis.
Ana Irene Fonseca Mendes / Isabela Rebessi
Prevenção e promoção de saúde
Aprimorar as habilidades clínicas de intervenção em prevenção e promoção de saúde da criança. Habilidades Sociais e Habilidades de Vida, Importância do brincar e da ludicidade, Fatores de prevenção na infância.
Márcia Helena da Silva Melo /Isabela Ferreira /Iara da Silva Freitas
Ética
Esta disciplina, voltada para estudantes de várias áreas do conhecimento no âmbito da Especialização Lato Sensu, tem como objetivo analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissionais e social-cidadão. Nela, o estudante correlaciona o mercado e ética, a ética da ação correta e a relativização da verdade, bem como a dignidade humana e a justiça distributiva. Ao final, o estudante é capaz de tomar decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.
Corpo docente do curso de Filosofia da PUCPR
Atividade supervisionada: Prática para a consolidação da aprendizagem desenvolvida ao longo do curso.
Projeto de conclusão: Consolidar o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do curso.
Professores do curso
Ana Irene Mendes
Psicóloga, Doutora em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP/USP, possui certificação como Terapeuta Cognitivo-Comportamental pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas-FBTC.
ENSINA Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental; Formulação de casos.
Paulo Cesar Porto Martins
Psicólogo, doutor (PhD) em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Autónoma de Madrid, possui diversas formações, especialmente na TCC, e mais de 15 anos de experiência na área clínica. No mundo do empreendedorismo e gestão, já foi CEO de uma startup, fez imersão no Vale do Silício e possui formação pelo Boston College e pelo Babson College.
Fabiana Gauy
Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Infanto-Juvenil e Saúde Mental.
ENSINA Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental; Fundamentos da TCC para adolescentes; Orientação de pai/escolas.
Marcela Mansur Alves
Psicóloga, Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais.
ENSINA Avaliação e psicopatologia
Myrian Silveira
Psicóloga, Mestre pelo programa de pós-graduação em Neurociências da UFMG e Doutoranda no programa de pós-graduação em Psicobiologia da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na infância e vida adulta.
ENSINA Desenvolvimento na adolescência.
Thiago Blanco
Médico psiquiatra da infância e adolescência, mestre e doutor em psiquiatria e psicologia médica pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.
ENSINA Avaliação e psicopatologia
Isabela Pizzarro Rebessi
Psicóloga, Mestre com ênfase em Psicologia da Saúde pela Universidade de São Paulo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC de São Paulo
ENSINA Formulação de Casos
Juliana Mendes Alves
Psicóloga, especialista em Neurociências e Neuropsicologia, Mestre em Psicologia: Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais.
ENSINA Orientação de pai/escolas.
Karla da Costa Seabra
Psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação e psicologia clínica, com ênfase em Educação Pré-Escolar.
ENSINA Regulação emocional
Sabrina Mazzo D´Affonseca
Psicóloga, mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.
ENSINA Relacionamento interpessoal e amoroso.
Manuela Lins
Psicóloga, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
ENSINA Adaptando a TCC para crianças (de 4 a 12 anos)
Rodrigo Serra
Psicólogo, Doutor em psicologia pelo programa de Pós Graduação em psicologia clínica e da saúde da Universitat Autònoma de Barcelona - Espanha, com ênfase em sintomas somáticos funcionais na infância e adolescência.
ENSINA Problemas Externalizantes
Nilton Correia dos Anjos
Psicólogo, Mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (PPGPSI/UFBA).
ENSINA Problemas Internalizantes
Isabela Ferreira
Psicóloga, Doutoranda e mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Especialista em Neuropsicologia pelo IPOG. Formação em Terapia de Esquemas. Integra o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).
ENSINA Formulação de casos na Infância; Prevenção e promoção de saúde.
Camilla Volpato Broering
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela UFSC.
ENSINA TCC e saúde da criança
Isabela Lamante Scotton
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde de Rio Preto, IPECS, Brasil. Mestranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo.
ENSINA Orientação à Escola e Dificuldades Escolares.
Márcia Melo Bertolla
Psicóloga, Mestre de Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
ENSINA Prevenção e promoção de saúde
Iara da Silva Freitas
Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo.
ENSINA Prevenção e promoção de saúde
Como esse curso transforma a sua carreira?
Curadoria de conteúdo da marca líder em produção editorial de saúde no Brasil.
Certificação de ensino superior de excelência.
Temas e professores indicados por sociedades científicas de referência.
Aulas 100% online com interação ao vivo.
Matricule-se
Escolha uma das formas de pagamento:
Boleto bancário
- À vista (20% de desconto) R$ 7.200,00
- 3x sem juros (16% de desconto) R$ 2.520,01
- 6x sem juros (15% de desconto) R$ 1.275,00
- 12x sem juros (10% de desconto) R$ 675,00
- 18x sem juros (5% de desconto) R$ 475,00
- 24x sem juros (sem desconto) R$ 375,00
Cartão de crédito
- À vista (20% de desconto) R$ 7.200,00
- 3x sem juros (16% de desconto) R$ 2.520,01
- 6x sem juros (15% de desconto) R$ 1.275,00
- 12x sem juros (10% de desconto) R$ 675,00
- 18x sem juros (5% de desconto) R$ 475,00
Pix
- À vista (20% de desconto) R$ 7.200,00
Quem faz a Pós Artmed conosco

Baixe o guia do curso.
Baixe o guia do curso.
Confira o conteúdo científico estruturado pelos professores mais renomados do Brasil na área e veja como o aprendizado da Pós Artmed e o certificado emitido pela PUCPR farão você crescer na sua carreira.
Cursos relacionados
Perguntas frequentes
Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?
Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.
As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.
Como faço minha inscrição/matrícula?
A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.
Como faço para enviar a minha documentação?
O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre no seu portal de serviços com seu login e senha, em seguida, clique em Envio de Documentos na lateral esquerda do seu portal. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.
Como funciona o acesso aos cursos?
O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem.
Como funciona o contato com os professores e com o suporte?
Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.
As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.
Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.
Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?
No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.
NOTA
A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).
TCC
O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.
Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:
As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.
Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.
O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.
A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.
A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.
No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.
A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.
Como funcionam as avaliações por disciplina?
Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.
Como funcionam os cursos da Pós Artmed?
A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.
As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:
Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.
Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.
Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?
Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.
A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.
Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui.
Como funcionam as avaliações por disciplina?
Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.
Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?
Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.
A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.
Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?
Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.
Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.
CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:
De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.
Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.
Quais as formas de pagamento? Tem desconto?
Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.
Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
*Política de Risco
A CONTRATADA poderá, sempre que entender necessário, em razão de comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, vedar ou cancelar a inscrição do Aluno, sem que isso gere qualquer dever de indenização.
Entende-se por comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, qualquer conduta considerada, a exclusivo critério da CONTRATADA, atípica ao uso normal do produto/serviço, incompatível com a sua natureza e destinação ou, também a critérios próprios, estabelecidos internamente pelo CONTRATADA, como potencialmente ofensivo às suas marcas e operações, assim como de seus parceiros e/ou com risco de inadimplência.
Quais são os materiais de apoio?
Todas as disciplinas possuem:
Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;
Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;
Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;
Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;
Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.
Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?
Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.
É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?
O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.
Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.