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Pós-Graduação

Medicina de Família e Comunidade

Maria Inez Padula Anderson e Ricardo Souza Heinzelmann

Parceiro
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR
Aprofundar a formação em Medicina de Família e Comunidade, atualizando os conhecimentos da prática clínica com ênfase na Atenção Primária à Saúde – APS.

Abordagem Centrada na Pessoa: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre o Método Clínico Centrado na Pessoa, abordando as habilidades de comunicação clínica, bem como os elementos presentes na consulta que influenciam a relação médico paciente. 

Marcello Dalla  
Ricardo Heinzelmann 

Abordagem Familiar: 

Aprofundar a formação em Medicina de Família e Comunidade 
Atualizar os conhecimentos da prática clínica com ênfase na Abordagem Familiar no âmbito da Atenção Primária à Saúde, aumentando a resolutividade clínica no âmbito de atuação na APS e cenários de envolvimento da MFC.

Maria Inez Padula Anderson 
José de Almeida Castro Filho

Abordagem Comunitária: 

Compreender o arcabouço teórico da Abordagem Comunitária e sua importância para a prática da Atenção Primária à Saúde a partir de uma perspectiva sistêmica. 

Brenda Costa 
Marcio Henrique de Mattos Silva 

Introdução à Medicina de Família e Comunidade:  

Introdução e princípios da Medicina de Família e Comunidade. Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Saúde e Modelos de Atenção à Saúde. 

Leonardo Savassi 
Mauro Magaldi 

Saúde do Adulto e condições mais prevalentes:  

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde do adulto e suas condições de saúde mais prevalentes, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Rafael Cangemi Reis 
Daniel Puig 

Saúde da Criança condições mais prevalentes: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde da criança e suas condições de saúde mais prevalentes, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Marcelo Dalla 
Ricardo Heinzelmann 

Saúde do Adolescente e condições mais prevalentes:  

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde do adolescente e suas condições de saúde mais prevalentes, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Maria Inez Padula Anderson 
José de Almeida Castro Filho


Saúde da Mulher e do Homem e condições mais prevalentes:  

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde da Mulher e Saúde do Homem e suas condições de saúde mais prevalentes, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Cesar Favoreto 
Julia Morelli Rosas 

Saúde do Idoso e condições mais prevalentes: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde do idoso e suas condições de saúde mais prevalentes, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Marco Túlio Mourão Ribeiro 
 Nelson Robson Mendes de Souza 

Promoção da Equidade em Saúde: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre a Saúde das populações em situação de maior vulnerabilidade e suas condições de saúde mais prevalentes, aprofundando estratégias de promoção da equidade, correlacionando com a prática clínica da Medicina de Família e Comunidade e suas especificidades de atuação no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Debora Silva Teixeira 
Andreia Beatriz da Silva dos Santos 

Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho I: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre aspectos da prática da Medicina de Família e Comunidade em contextos especiais e específicos, a exemplo da atuação em áreas de maior violência urbana e em áreas rurais, utilização da telessaúde e telemedicina na Atenção Primária à Saúde, atuação em locais de ensino/aprendizagem da prática médica, além do debate contemporâneo da Saúde Planetária.

Zeliete Zambom 
José Castro 

Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho II: 

Aprofundar o estudo e reflexão sobre aspectos da prática da Medicina de Família e Comunidade em contextos especiais e específicos, a exemplo da Atenção Domiciliar, Cuidados Paliativos e realização de procedimentos na Atenção Primária à Saúde, além de aprofundar o estudo e reflexão sobre abordagem da Saúde Mental pela Medicina de Família e Comunidade em serviços de APS. 

Ricardo Heinzelmann 
Leonardo Savassi 

Ética

Esta disciplina, voltada para estudantes de várias áreas do conhecimento no âmbito da Especialização Lato Sensu, tem como objetivo analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissionais e social-cidadão. Nela, o estudante correlaciona o mercado e ética, a ética da ação correta e a relativização da verdade, bem como a dignidade humana e a justiça distributiva. Ao final, o estudante é capaz de tomar decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.

Corpo docente do curso de Filosofia da PUCPR


PROJETO INTEGRADOR - Trabalho de Conclusão do Curso: A disciplina visa apoiar o especializando no desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso para que se possa analisar sua prática, refletir, propor ações/estratégias de ação e sistematizar em um projeto integrador, correlacionando com os temas e conteúdos trabalhados no Curso.

Maria Inez Padula Anderson 
Ricardo Souza Heinzelmann 

Professores do curso

Coordenador

Maria Inez Padula Anderson

Médica de Família e Comunidade, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora Associada do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária - DMIF (FCM/UERJ). Coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da FCM/UERJ.

ENSINA Abordagem Familiar; Saúde do Adolescente e condições mais prevalentes e Projeto de Conclusão de Curso.

Coordenador

Ricardo Souza Heinzelmann

Médico de família e comunidade titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Mestre em Epidemiologia com ênfase em Atenção Primária à Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAMED/UFRG

ENSINA Abordagem Centrada na Pessoa; Saúde da Criança condições mais prevalentes; Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho II e Projeto de Conclusão de Curso.

Coordenador PUCPR

Daiane Cristina Pazin

Médica de Família e Comunidade, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da Escola de Medicina da PUCPR, e atual coordenadora do PRM de Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Cajuru. Também, professora do departamento de Saúde Coletiva da UFPR.

Marcello Dalla

Médico de família e comunidade, doutor em Medicina Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Médico de Família e Comunidade da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e Teleconsultor e Telerregulador e ocupando a Chefia da Unidade de e-SAÚDE do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM).

ENSINA Abordagem Centrada na Pessoa e Saúde da Criança condições mais prevalentes;

Brenda Freitas da Costa

Médica de Família e Comunidade, residência médica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ. Médica de Família e Comunidade, residência médica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

ENSINA Abordagem Comunitária

Marcio Henrique de Mattos Silva

Médico preceptor em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

ENSINA Abordagem Comunitária.

Leonardo Savassi

Médico de Família e Comunidade, doutor em Educação em Saúde, pelo Centro de Pesquisas René Rachou (Instituto René Rachou), CPQRR, Brasil.

ENSINA Introdução à Medicina de Família e Comunidade e Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho II.

Mauro Magaldi

Médico de Família e Comunidade, mestre em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil. Atualmente exerce a função de coordenador pedagógico e preceptor da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade – SEMSA.

ENSINA Introdução à Medicina de Família e Comunidade.

Rafael Cangemi Reis 

Médico de Família e Comunidade, Mestre em Atenção Primária à Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Atualmente é preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

ENSINA Saúde do Adulto e condições mais prevalentes.

Cesar Favoreto

Médico de Família e Comunidade, doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Atua na interface entre a Clínica Médica e a Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, Medicina da Família e Comunidade, Educação Médica, Medicina Narrativa e Integralidade.

ENSINA Saúde da Mulher e do Homem e condições mais prevalentes.

Julia Morelli Rosas

Médica de Família e Comunidade, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Atualmente é docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Supervisora do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade de Petrópolis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina de Família e Comunidade e Gestão de serviços de saúde

ENSINA Saúde da Mulher e do Homem e condições mais prevalentes.

Nelson Robson Mendes de Souza

Médico de Família e Comunidade, doutor em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de cardiologia. Membro da Comissão editorial e parecerista da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

ENSINA Saúde do Idoso e condições mais prevalentes.

Debora Silva Teixeira

Médica de Família e Comunidade, doutoranda em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social- UERJ. Coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres na MFC. Colaboradora do Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos e do Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra, todos organizados pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Supervisora da Residência Médica em MFC no Município de Mesquita/RJ.

ENSINA Promoção da Equidade em Saúde.

Andreia Beatriz Silva dos Santos

Médica de Família e Comunidade, doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Médica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) atuando em uma equipe de saúde prisional. Professora Assistente do Departamento de Saúde da UEFS e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinar em Desigualdades em Saúde (NUDES) da Universidade Estadual de Feira de Santana.

ENSINA Promoção da Equidade em Saúde.

José de Almeida Castro Filho

Médico de família e comunidade. Mestre em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade, Gestão da Clínica, Administração em Saúde e Acupuntura Médica atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, redes de atenção à saúde, administração em saúde, medicina de família e comunidade, gestão da clínica, telemedicina e tele-educação

ENSINA Abordagem Familiar; Saúde do Adolescente e condições mais prevalentes e Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho I.

Marco Túlio Mourão

Médico de Família e Comunidade, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, atua como docente e coordenador do Internato de Saúde Comunitária, preceptor e supervisor do Programa de Residência de Medicina de família e Comunidade e docente do Mestrado Profissional de Saúde da Família, desenvolve ensino, pesquisa e extensão na atenção domiciliar na APS.

ENSINA Saúde do Idoso e condições mais prevalentes.

Zeliete Zambom

Médica de Família e Comunidade, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Supervisora da Residência de MFC da São Leopoldo Mandic de Araras.

ENSINA Tópicos especiais e contextos específicos de trabalho I.

Philipp Rosa de Oliveira

Médico de Família e Comunidade, Mestre em Atenção Primária à Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Atualmente atua como supervisor do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, Supervisor do projeto de interiorização do Programa de residência em Medicina de Família e Comunidade UERJ.

ENSINA Saúde do Adulto e condições mais prevalentes.

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Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como faço para enviar a minha documentação?

O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre no seu portal de serviços com seu login e senha, em seguida, clique em Envio de Documentos na lateral esquerda do seu portal. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

*Política de Risco

A CONTRATADA poderá, sempre que entender necessário, em razão de comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, vedar ou cancelar a inscrição do Aluno, sem que isso gere qualquer dever de indenização.

Entende-se por comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, qualquer conduta considerada, a exclusivo critério da CONTRATADA, atípica ao uso normal do produto/serviço, incompatível com a sua natureza e destinação ou, também a critérios próprios, estabelecidos internamente pelo CONTRATADA, como potencialmente ofensivo às suas marcas e operações, assim como de seus parceiros e/ou com risco de inadimplência.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.