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Pós-Graduação

Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica

Coordenação: João Manoel Theotonio dos Santos e Antônio Carlos Lopes

Parceiro
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR

Conhecimento que guia o diagnóstico médico

Aprimore a habilidade médica de fazer um diagnóstico adequado, desenvolvendo o raciocínio clínico e hipotético dedutivo com estudos aprofundados na fisiopatologia das principais doenças.

Metodologia Científica

Disciplina de nivelamento.

Professores indicados pela Artmed

Fisiopatologia na Cardiologia

Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiocirculatório. Fibrilação Atrial e Anticoagulação. Hipertensão Arterial Sistêmica. Insuficiência Coronária Crônica. Febre Reumática. Insuficiência Cardíaca. Insuficiência Coronária Aguda. Endocardites.

Prof. Dr. Henrique Tria Bianco - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Endocrinologia

Diabetes Mellitus. Hipotireoidismo. Hipertireoidismo. Insuficiência Adrenal. Síndrome de Cushing. Hiperpartireoidismo. Obesidade.

Profª Drª Rachel Teixeira Leal Nunes - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Gastroenterologia

Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo. Doença Ulcerosa Péptica. Doença do Refluxo Gastroesofágico. Insuficiência Pancreática Exócrina. Doença Celíaca. Intolerância à Lactose. Icterícia.

Prof. Dr. José Carlos Aguiar Bonadia - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Geriatria

O Envelhecimento Fisiológico. Anamnese e exame físico (incluindo: quedas, incontinência urinária e sexualidade). Farmacologia do Idoso. Iatrogenia. Cognição/Depressão/Delirium. Síndrome da Fragilidade. Síndrome do Imobilismo. Cuidados Paliativos.

Prof. Dr. João Paulo Nogueira Ribeiro - Currículo Lattes
Prof. Dr. Dr. Natan Chehter - Currículo Lattes
Prof. Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos Junior - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Hematologia

Hemograma e Testes de Coagulação. Anemias. Anemia Falciforme. Leucemias Agudas: Quadro Clínico e Critérios diagnósticos. Leucemia Linfoide Crônica (LLC). Mieloma Múltiplo. Linfomas. Mielodisplasias. Doença de Von Willebrand. Trombofilias Hereditárias. Hemostasia: Trombose, Hemorragia e Alteração plaquetárias. Hemoterapia.

Profª Drª Ana Lucia Carbonell - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Hepatologia

Fisiologia Hepática. Esquistossomose. Hepatites Virais. Porfirias. Hemocromatose. Doença de Wilson. Esteatohepatite Não-Alcoólica. Cirrose Hepática e Complicações. Síndrome de Gilbert. Síndrome de Crigler-Najjar.

Profª Drª Monica Salum Valverde Borsoi Viana - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Infectologia

Princípios de Microbiologia. Influenza. Pneumonia Comunitária. Infecção do Trato Urinário. Leptospirose e Hantavirose. Dengue, Chikungunya e Zika. Sífilis. Tuberculose. HIV. Febre Amarela. Meningites. COVID-19. Resistência aos Antimicrobianos.

Prof. Dr. Daniel Wagner de Castro Lima Santos - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Nefrologia

Anatomia e Fisiologia Renal. Litíase Renal. Doença Renal Crônica. Acidose e Alcalose Metabólica. Doenças Tubulointersticiais. Hematúria e Proteinúria. Síndrome Nefrítica. Síndrome Nefrótica. Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva. Doença de Fabry.

Prof. Antônio Pereira Dias Neto - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Neurologia

Princípios de Neuroanatomia Funcional. Cefaléias Primárias. Síndrome de Guillain-Barré. Síndrome de Lambert-Eaton. Doença de Parkinson. Demência de Alzheimer. Demência por Corpúsculos de Lewy. Esclerose Lateral Amiotrófica. Miastenia Gravis. Esclerose Múltipla. AVC aula IDPC. Epilepsia. Tumor Cerebral.

Prof. Dr. Victor Celso Cenciper Fiorin - Currículo Lattes

Fisiopatologia na Pneumologia

Anatomia e Fisiologia Pulmonar. Asma. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Tabagismo. Hipertensão Pulmonar Primária e Secundária. Aspergilose Pulmonar Invasiva. Pneumocistose. Pneumonias Intersticiais. Derrame Pleural.

Profª Drª Thaís Menezes

Ética

Analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão. Capacita o profissional para a tomada de decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.

Disciplina autoinstrucional

Fisiopatologia na Reumatologia

Osteoartrose. Fibromialgia. Esclerodermia e Esclerose Sistêmica. Artrites. Lupus Eritematoso Sistêmico. Vasculites. Gota. Dermatopolimiosite.

Prof. Dr. Fábio Freire José - Currículo Lattes

Projeto Integrador em Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica

Consolidar o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do curso.

Prof. João Manoel Theotonio dos Santos - Currículo Lattes

 

Professores do curso

Coordenador

João Manoel Theotonio dos Santos

Doutor em Ciências com área de concentração Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica Médica e Certificado de Habilitação em Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e Associação Médica Brasileira (AMB).

ENSINA rojeto Integrador em Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica.

Coordenador PUCPR

Daiane Cristina Pazin

Médica de Família e Comunidade, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora da Escola de Medicina da PUCPR, e atual coordenadora do PRM de Medicina de Família e Comunidade do Hospital Universitário Cajuru. Também, professora do departamento de Saúde Coletiva da UFPR.

Henrique Tria Bianco

Médico com Pós-Graduação em Cardiologia Clínica. Doutorado em Ciências da Saúde. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

ENSINA Fisiopatologia na Cardiologia.

Rachel Teixeira Leal Nunes

Médica pela Universidade Federal do Ceará com residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Ciências Médicas.

ENSINA Fisiopatologia na Endocrinologia.

Gabriel Ribeiro dos Santos Júnior

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em Clínica Médica e em Geriatria no Hospital das Clínicas da FMUSP.

ENSINA Fisiopatologia na Geriatria

Ana Lucia Carbonell

Médica com residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas da Universidade De São Paulo e Doutorado em Ciências Médicas pela Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da Unifesp.

ENSINA Fisiopatologia na Hematologia

Monica Salum Valverde Borsoi Viana

Doutora na área de Hepatologia. Coordenadora da Hepatologia da Gastroenterologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Mestre em Medicina na área de Gastroenterologia.

ENSINA Fisiopatologia na Hepatologia.

Antônio Pereira Dias Neto

Médico chefe do Serviço de Transplante Renal do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (SP). Nefrologista e Coordenador do Transplante Renal do Hospital Unimed de Piracicaba.

ENSINA Fisiopatologia na Nefrologia.

Victor Celso Cenciper Fiorini

Médico pela Universidade Federal de São Paulo, com residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo e em Neurologia pela Universidade de São Paulo.

ENSINA Fisiopatologia na Neurologia.

Thaís Menezes

ENSINA Fisiopatologia na Pneumologia.

José Carlos Aguiar Bonadia

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

ENSINA Fisiopatologia na Gastroenterologia.

João Paulo Nogueira Ribeiro

Médico com especialização em Geriatria pela Faculdade de Medicina de São Paulo e em Clínica Médica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ENSINA Fisiopatologia na Geriatria.

Natan Chehter

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em Clínica Médica e em Geriatria pelo Hospital das Clínicas, também pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

ENSINA Fisiopatologia na Geriatria.

Fábio Freire José

Médico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Especialista em Reumatologia pela UNIFESP.

ENSINA Fisiopatologia na Reumatologia.

Juliana de Camargo Fenley

Médica infectologista da Prefeitura Municipal de São José dos Campos-SP e consultório particular. Docente no curso de Medicina na Universidade Anhembi-Morumbi- campus são José dos Campos-SP. Mestre em Biopatologia Bucal, área Microbiologia / Imunologia pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José dos Campos.

ENSINA Fisiopatologia na Infectologia.

Como esse curso transforma a sua carreira?

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Curadoria de conteúdo da marca líder em produção editorial de saúde no Brasil.

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Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como faço para enviar a minha documentação?

O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre no seu portal de serviços com seu login e senha, em seguida, clique em Envio de Documentos na lateral esquerda do seu portal. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

*Política de Risco

A CONTRATADA poderá, sempre que entender necessário, em razão de comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, vedar ou cancelar a inscrição do Aluno, sem que isso gere qualquer dever de indenização.

Entende-se por comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, qualquer conduta considerada, a exclusivo critério da CONTRATADA, atípica ao uso normal do produto/serviço, incompatível com a sua natureza e destinação ou, também a critérios próprios, estabelecidos internamente pelo CONTRATADA, como potencialmente ofensivo às suas marcas e operações, assim como de seus parceiros e/ou com risco de inadimplência.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.