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Pós-Graduação

Ensino do Processo de Enfermagem

Coordenação: Marcia Regina Cubas

Parceiro
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR

Tudo o que você precisa para atuar com excelência na Enfermagem

O ensino-aprendizagem do processo de enfermagem é eixo fundamental e estruturante da formação profissional. Nesta pós-graduação, você aprenderá métodos e técnicas inovadoras para o ensino das etapas do processo de enfermagem e vai se capacitar para aplicar terminologias padronizadas de enfermagem também neste contexto.

Métodos ativos de aprendizagem

Aprenda a aplicar práticas pedagógicas centradas no estudante para estimular o desenvolvimento de autonomia e aprendizagem significativa.

Professora Doutora Danielle Christine Moura dos Santos - Currículo Lattes

Desenvolvimento de raciocínio clínico

Desenvolva atitudes, habilidades e hábitos de mente capazes de estimular o pensamento crítico e a interpretação de achados e respostas humanas.

Professor Pós-doutor Rodrigo Jensen - Currículo Lattes

Métodos para ensino do exame físico

Aprenda a aplicar práticas pedagógicas para desenvolver a capacidade de aprendizagem do exame físico nos diferentes contextos de cuidado humano.

Professora Pós-doutora Ana Carla Dantas Cavalcanti - Currículo Lattes

Ensino de terminologia padronizada – NANDA-I

Saiba como utilizar os diagnósticos da NANDA –Internacional em diferentes cenários clínicos teórico-prático no ensino do processo de enfermagem.

Professora Pós-doutora Camila Takáo Lopes - Currículo Lattes
Professora Pós-doutora Sheila Coelho - Currículo Lattes

Ensino de teorias de enfermagem

Relacione as proposições e princípios das teorias de enfermagem de maior aplicabilidade na prática profissional com estratégias de ensino do processo de enfermagem de forma transversal.

Professor Pós-doutor Marcos Antônio Gomes Brandão - Currículo Lattes

Ensino de terminologia padronizada – CIPE®

Saiba como utilizar a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ) em diferentes cenários clínicos teórico-prático no ensino do processo de enfermagem.

Professora Pós-doutora Patrícia Josefa Fernandes Beserra - Currículo Lattes

Métodos e técnicas para elaboração de estudos de caso

Os estudos de caso como ferramenta de ensino do processo de enfermagem.

Professora Doutora Cândida Canicali Primo - Currículo Lattes

Ética

Analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e social-cidadão. Capacita o profissional para a tomada de decisões em vista do bem comum e da felicidade, a partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.

Disciplina autoinstrucional

Enfermagem baseada em evidências - suporte para ensino do processo de enfermagem

Aprenda estratégias de ensino com potencial para desenvolver sua capacidade de utilizar evidências como suporte às decisões clínicas da Enfermagem.

Professora Pós-doutora Rosimere Ferreira Santana - Currículo Lattes

Ensino das intervenções de enfermagem: métodos e terminologias

Os meios e instrumentos necessários para o ensino do planejamento e da implementação de intervenções de enfermagem em distintos cenários clínicos teórico-prático.

Professora Pós-doutora Meire Chucre Tannure - Currículo Lattes
Professora Pós-doutora Tânia Chianca - Currículo Lattes

Educação permanente do processo de enfermagem

Como operacionalizar a educação permanente do processo de enfermagem em serviços de saúde.

Professora Pós-doutora Amália de Fátima Lucena - Currículo Lattes
Professora Pós-doutora Betina Taline

Ensino da avaliação de resultados de enfermagem

Os meios e instrumentos necessários no ensino da avaliação de resultados da assistência de enfermagem, em distintos cenários clínicos teórico-prático.

Professora Pós-doutora Miriam de Abreu Almeida - Currículo Lattes
Professora Especialista Vanessa Monteiro Mantovan

 

Projeto de Conclusão: Professora Doutora Isabel Cunha - Currículo Lattes

Professores do curso

Coordenador

Marcia Regina Cubas

Enfermeira Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Doutora em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

ENSINA Projeto de Conclusão

Coordenador PUCPR

Marilin Hohl

Enfermeira, Especialista em UTI, em Enfermagem em Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências e em Gestão e Liderança Universitária; Mestre em Enfermagem; Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso; Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da PUCPR/Curitiba.

Danielle Christine Moura dos Santos

Enfermeira Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde.

ENSINA Métodos ativos de aprendizagem

Rodrigo Jensen

Enfermeiro Obstetra, Mestre em Enfermagem, Doutor e pós-doutor em Ciências da Saúde.

ENSINA Desenvolvimento de raciocínio clínico.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Mestre, doutora e pós-doutora. Atua na pesquisa, extensão e ensino do processo do cuidar de enfermagem ao cliente com distúrbios cardiovasculares.

ENSINA Métodos para ensino do exame físico.

Camila Takáo Lopes

Diretora de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção São Paulo (ABEn-SP) 2020-2022.

ENSINA Ensino de terminologia padronizada – NANDA-I

Sheila Coelho

Enfermeira com mestrado, doutorado em Ciências e pós-doutorado. Experiência em processo de enfermagem, ensino, raciocínio clínico, diagnóstico de enfermagem, simulação clínica e saúde da mulher.

ENSINA Ensino de terminologia padronizada – NANDA-I

Marcos Antônio Gomes Brandão

Doutor em Enfermagem, Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde e Graduado em Enfermagem e Obstetrícia.

ENSINA Ensino de teorias de enfermagem.

Patrícia Josefa Fernandes Beserra

Enfermeira e mestre em Enfermagem. Doutora em Enfermagem na Linha de Pesquisa Fundamentos Teórico-Filisóficos do Cuidar em Enfermagem e Saúde.

ENSINA Ensino de terminologia padronizada – CIPE®

Cândida Canicali Primo

Enfermeira com mestrado em Atenção à Saúde Coletiva e doutorado em Enfermagem. Tem experiência na área da saúde da mulher e da criança e enfermagem fundamental.

ENSINA Métodos e técnicas para elaboração de estudos de caso.

Rosimere Ferreira Santana

Enfermeira e Mestre em Enfermagem, com Doutorado e Pós-doutorado. Experiência na área de Enfermagem Gerontológica e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

ENSINA Enfermagem baseada em evidências - suporte para ensino do processo de enfermagem.

Tânia Chianca

Enfermeira-obstetra, Mestre em Enfermagem Fundamental e Doutora em Enfermagem. Fez Pós-Doutorado no Center for Nursing Classification do College of Nursing-The University of Iowa entre 2001 e 2002.

ENSINA Ensino das intervenções de enfermagem: métodos e terminologias.

Amália de Fátima Lucena

Enfermeira Obstetra, especialista em Metodologia do Ensino Superior. Possui mestrado em Enfermagem e Doutorado em Ciências. Pós-doutorado na University of Iowa - USA, com estudo sobre a Classificação de Resultados de Enfermagem/NOC.

ENSINA Educação permanente do processo de enfermagem.

Vanessa Monteiro Mantovani

Enfermeira especialista em Cardiologia e Mestre em Enfermagem. Experiência no cuidado hospitalar ao adulto e idoso.

ENSINA Ensino da avaliação de resultados de enfermagem.

Miriam de Abreu Almeida

Enfermeira, Mestre e Doutora em Educação. Pós-doutorado na University of Iowa - College of Nursing com estudos sobre a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC).

ENSINA Ensino da avaliação de resultados de enfermagem.

Betina Franco

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Enfermagem e Especialista em Cardiologia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso.

ENSINA Educação permanente do processo de enfermagem.

Meire Chucre Tannure

Enfermeira com especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva, Mestrado, Doutorado Pós-doutorado em Enfermagem.

ENSINA Ensino das intervenções de enfermagem: métodos e terminologias.

Taline Bavaresco

Doutora e Mestre em Enfermagem. Especialista em Terapia Intensiva e Enfermagem em Geriatra e Gerontologia.

ENSINA Educação permanente do processo de enfermagem.

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Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como faço para enviar a minha documentação?

O Envio da Documentação obrigatória é feito através do seu portal de serviços. Entre no seu portal de serviços com seu login e senha, em seguida, clique em Envio de Documentos na lateral esquerda do seu portal. Os documentos a serem enviados são o RG ou a CNH e o diploma da graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

*Política de Risco

A CONTRATADA poderá, sempre que entender necessário, em razão de comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, vedar ou cancelar a inscrição do Aluno, sem que isso gere qualquer dever de indenização.

Entende-se por comportamento suspeito, indício de fraude ou de utilização indevida do produto/serviço, qualquer conduta considerada, a exclusivo critério da CONTRATADA, atípica ao uso normal do produto/serviço, incompatível com a sua natureza e destinação ou, também a critérios próprios, estabelecidos internamente pelo CONTRATADA, como potencialmente ofensivo às suas marcas e operações, assim como de seus parceiros e/ou com risco de inadimplência.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para ingressar é preciso ter concluído a graduação e colado grau. Caso tenha colado grau recentemente e ainda não tenha recebido seu diploma, pode ser apresentado um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade para fins de matrícula e, posteriormente, você apresentará o documento oficial para fins de certificação. Os estudantes que ainda não concluíram a graduação e não colaram grau não podem realizar a matrícula na Pós, mas podem manifestar seu interesse e aguardar pelo início de novas turmas.