Skip to content
Pós-Graduação

Terapia Cognitivo-Comportamental

Coordenação: Cristiano Nabuco de Abreu

Parceiro
MATRICULE-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR

Enriqueça o seu conhecimento com os melhores profissionais do Brasil

Tenha o conhecimento teórico-prático para diagnosticar, conceitualizar e planejar intervenções psicoterápicas eficazes, tanto em atendimentos individuais quanto em terapia de grupo, de forma presencial ou online. Reconheça e esteja preparado para aplicar as diferentes abordagens da terapia cognitiva contemporânea.

História e panorama atual da terapia cognitiva comportamental

Disciplina de nivelamento. Levar o aluno a se debruçar sobre as distintas formas de intervenção, além de
capacitá-lo a enxergar a mudança clínica dentro de cada perspectiva histórica. Além disso, serão
apresentadas e discutidas várias metodologias de intervenção, tendo como pano de fundo os modelos
cognitivos do passado, ainda vigentes, e também os da atualidade.

Prof. Cristiano Nabuco de Abreu - Currículo Lattes

Conceituação Cognitiva

Definir a conceitualização cognitiva. Distinguir os tipos e os fundamentos básicos da conceitualização
cognitiva. Realizar a conexão com a prática profissional.

Profª Angela Donato - Currículo Lattes

Ética

Analisar os pressupostos da crise moral e os desafios éticos do mundo contemporâneo, por meio de um
pensamento crítico e reflexivo sobre a ação humana do ponto de vista pessoal, profissional e socialcidadão. Capacita o profissional para a tomada de decisões em vista do bem comum e da felicidade, a
partir de um conhecimento amplo sobre virtudes, deveres e responsabilidades como princípios
orientadores da ação ética na pesquisa científica, nas instituições públicas e no mundo dos negócios.

Disciplina autoinstrucional

Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young

Prover conhecimento teórico e prático da Terapia do Esquema Aumentar a capacidade do aluno para
lidar com pacientes difíceis e processos cognitivos automáticos, através da abordagem dos esquemas e
da relação terapêutica.

Profª Eliane Falcone - Currículo Lattes

Terapia cognitivo-comportamental dos Transtornos do Humor - Depressão e Bipolaridade

Apresentação das características clínicas e diagnósticas dos transtornos de humor, mais especificamente
o transtorno depressivo maior e persistente e também os transtornos bipolares. Fundamentos da
psicoterapia cognitivo-comportamental para entendimento e intervenção, bem como as opções
farmacológicas para o tratamento da depressão e da bipolaridade.

Prof. Wilson Vieira Melo - Currículo Lattes

Terapia cognitivo-comportamental do Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Distinguir os modelos cognitivos principais do TOC. Caracterizar e usar habilidades clínicas de
diagnóstico, conceitualização e tratamento.

Profª Analise Vivian - Currículo Lattes
Profª Daniela Tusi Braga - Currículo Lattes

Terapia cognitivo-comportamental do Pânico, TAG, Ansiedade Social e Fobias

Identificar as características dos transtornos de ansiedade e seu diagnóstico. Caracterizar o diagnóstico e
o tratamento, através da psicoterapia cognitiva. Distinguir os modelos cognitivos principais do transtorno
do pânico, da ansiedade generalizada, da ansiedade social e fobias.

Prof. André Moreno - Currículo Lattes

TCC e Hipnose

Correlacionar e capacitar profissionais nas práticas da hipnose terapêutica às teorias cognitivo-comportamentais na clínica.

Prof. Eleonardo Rodrigues - Currículo Lattes

Terapia Cognitivo-Comportamental na Dependência de Substâncias

Discutir características e conceitos de dependência química. Ser capaz de diagnosticar e praticar
habilidades clínicas aplicadas ao tratamento da dependência química.

Prof. Eroy da Silva - Currículo Lattes

Terapia Cognitivo-Comportamental dos Transtornos do Impulso

Somadas as visões da Psiquiatria com a da Psicologia, proporcionar ferramentas para avaliação integral
do indivíduo, instrumentalizando o profissional na identificação e manejo adequado de alterações do
desenvolvimento e comportamento, com foco nos Transtornos do Impulso e Dependências
Comportamentais.

Profª Mirella Martins de Castro Mariani - Currículo Lattes

TCC dos transtornos da Personalidade

Caracterizar os transtornos de personalidade. Diagnosticar os transtornos e a diferenciá-los. Reconhecer a
abordagem da terapia cognitiva de Aaron T. Beck no tratamento dos transtornos de personalidade.
Discutir terapias cognitivas com eficácia em transtornos específicos. Desenvolver habilidades de terapia
focada em esquemas ou comportamental dialética para a clínica dos transtornos de personalidade.

Prof. Ricardo Asensio - Currículo Lattes

Terapia focada na emoção (EFT)

Levar o aluno a se debruçar sobre as implicações deste novo modelo de intervenção em psicoterapia,
além de capacitá-lo a enxergar a mudança clínica dentro desta perspectiva. Além disso, serão
apresentadas e discutidas metodologias de estimulação emocional, visando o bom trânsito
psicoterapêutico.

Prof. Cristiano Nabuco de Abreu - Currículo Lattes

Terapias Cognitivas On-line: expandindo fronteiras

Discutir o tema na atualidade e capacitar para a realização de terapias on-line. 

Profª Juliana Vieira Almeida Silva - Currículo Lattes

Projeto Integrador

Consolidar o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do curso. 
Prof. Cristiano Nabuco de Abreu - Currículo Lattes

Professores do curso

Coordenador

Cristiano Nabuco de Abreu

Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho - Portugal e Pós-Doutor pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

ENSINA História e panorama atual da terapia cognitiva comportamental; Projeto Integrador; Terapia focada na emoção (EFT).

Eliane Falcone

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, Doutora em Psicologia Clínica pela USP, pós-doutora em Psicologia Experimental pela USP e em Psicologia Clínica pela PUCRS.

ENSINA Terapia dos Esquemas de Jeffrey Young.

Wilson Vieira Melo

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute Behavioral Tech).

ENSINA Terapia cognitivo-comportamental dos Transtornos do Humor - Depressão e Bipolaridade.

Daniela Tusi Braga

Psicóloga, mestre e doutora em Ciências Médicas. Professora e supervisora do IntCC.

ENSINA Terapia cognitivo-comportamental do Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Eleonardo Rodrigues

Psicólogo e Pesquisador em Neurociências. Doutorando e Mestre em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da UFBA.

ENSINA TCC e Hipnose.

Eroy da Silva

Psicóloga e Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador e efetivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.

ENSINA Terapia cognitivo-comportamental da dependência química.

Mirella Martins de Castro Mariani

Psicóloga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ENSINA Terapia Cognitivo-Comportamental dos Transtornos do Impulso.

Juliana Vieira Almeida Silva

Psicóloga com mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutora em Psicologia na Universidade do Algarve.

ENSINA Terapias Cognitivas On-line: expandindo fronteiras.

Angela Donato

Psicóloga, mestre em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP.

ENSINA Conceituação Cognitiva.

Analise Vivian

Psicóloga com especialização em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais, mestrado em Psicologia Clínica e doutorado em Ciências Médicas.

ENSINA Terapia cognitivo-comportamental do Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

André Moreno

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

ENSINA Terapia cognitivo-comportamental do Pânico, TAG, Ansiedade Social e Fobias.

Ricardo Asensio

Psicólogo com Formação Clínica em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Núcleo de Aprendizagem. Especialização em Terapia Cognitiva pelo ITC - Instituto de Terapia Cognitiva.

ENSINA TCC dos transtornos da Personalidade.

Como esse curso transforma a sua carreira?

Diferencial

Curadoria de conteúdo da marca líder em produção editorial de saúde no Brasil.

Diferencial

Certificação de ensino superior de excelência.

Diferencial

Temas e professores indicados por sociedades científicas de referência.

Diferencial

Aulas 100% online com interação ao vivo.

QUERO SER CONVENCIDO

ONLINE

Pague à vista no boleto ou parcele em até 24x de

249,90

Tire suas dúvidas

Opções de parcelamento

  • À vista R$ 4.798,08
  • 3x sem juros R$ 1.679,33
  • 6x sem juros R$ 849,66
  • 12x sem juros R$ 449,82
  • 18x sem juros R$ 316,54
  • 24x sem juros R$ 249.90
MATRICULE-SE

Quem faz a Pós Artmed conosco

Parceiro

Baixe o guia do curso.

Confira o conteúdo científico estruturado pelos professores mais renomados do Brasil na área e veja como o aprendizado da Pós Artmed e o certificado emitido pela PUCPR farão você crescer na sua carreira.

Baixar conteúdo

Cursos relacionados

Medicina

Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica

Parceiro

Desenvolva o raciocínio clínico e hipotético dedutivo com estudos aprofundados na fisiopatologia das principais doenças.

CONHEÇA O CURSO

Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.