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Pós-Graduação

Análises Clínicas e Toxicológicas: Métodos Laboratoriais Práticos e Interpretação Clínica

Coordenação: Paulo Caleb

Parceiro
MATRICULE-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificado PUCPR

A especialização aborda e gera habilidades da Prática Diária do Laboratório Clínico, com métodos laboratoriais práticos e com a interpretação clínica. Além das áreas tradicionais, há inclusões das mais atuais áreas laboratoriais (ver Programação). Ainda, os profissionais estarão altamente capacitados porque a ampliação de conhecimento e de habilidades ocorrerá pela programação desenvolvida, pela didática da navegação na plataforma, pelos casos clínicos e atividades propostas, pelas mentorias e fóruns, pela escolha dos professores que são experientes, acadêmicos e atuantes o mercado laboratorial em cada uma das áreas do laboratório clínico. A especialização aplica-se aos profissionais que atuam ou querem atuar em laboratórios clínicos.

O Laboratório Clínico, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade

Laboratório Clínico Moderno 
Mercado e Tendências 
O Analista Clínico e as Habilidades Desejadas 
Gestão Laboratorial: Aspectos Legais e Éticos 
Gestão Organizacional e de Administração 
Gestão da Qualidade  
Biossegurança 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentado

Prof. MSc. Amilton Marques.  
Prof. Dr. Paulo Caleb.
Prof. Dr. Marcos Machado

Bioquímica Clínica 1

Métodos Laboratoriais em Bioquímica 
Exames laboratoriais que avaliam: 
-Diabetes Mellitus (Glicemia de jejum, TOTG, HbGlic, insulina, frutosamina) 
-Dislipidemias (CT, HDL-C, LDL-C, VLDL-C, Trig) 
-Equilíbrio Hidreeletrolítico (Sódio, Potássio, Cloretos, Bicarbonato, Cálcio, Fósforo) 
-Doenças Cardiovasculares (Troponinas, CK, CK-MB, peptídeos natriuréticos cardíacos) 
-Pâncreas (Amilase, Lipase, Tripsina e Tripsinogênio) 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados. 

Profa. Dra.  Marileia Scartezini – UFPR 
Prof. Dr. Bruno Salles 

Bioquímica Clínica 2 e Endocrinologia

Métodos Laboratoriais em Bioquímica 
Exames laboratoriais que avaliam: 
-Rins (Creatinina, TFG, Ureia, Microalbuminúria) 
-Fígado, Enzimas e Proteínas Plasmáticas (AST, ALT, FA, GGT, Eletroforese de Prot Sér, Albumina, TP, Bilirrubinas, PCR, Ferritina, Fibrinogênio, Ácido Úrico) 
Endocrinologia (Hormônios) 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Esp. Paulo Brandão - SBAC
Prof. Dr. Bruno Salles
Profa. Dra. Ana Lo Prete

Hematologia Clínica 1

Métodos Laboratoriais em Hematologia 
Hematopoiese 
Hemograma e exames adicionais 
Anemias: classificações e exames para o diagnóstico diferencial 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Dr. Paulo Caleb
Prof. MSc. Amilton Marques

Hematologia Clínica 2

Métodos Laboratoriais em Hematologia 
Neoplasias hematológicas: classificações das leucemias e exames para o diagnóstico diferencial 
Hemostasia 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Dr. Paulo Caleb
Prof. MSc. Amilton Marques

Imunologia Clínica, Imunohematologia e Banco de Sangue

Métodos Laboratoriais em Imunologia 
Exames laboratoriais que avaliam: 
autoimunidade, doenças infecciosas e marcadores tumorais. 
Imunohematologia. 
Banco de sangue 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados


Profa. Dra. Ana Popi
Prof. MSc. Amilton Marques
Prof. Esp. Paulo Brandão
Prof. Dr. Marcos Machado

Biologia Molecular, Bioinformática e Genética Molecular

Métodos Laboratoriais em Biologia Molecular 
Exames genéticos: diagnóstico de doenças monogênicas, farmacogenética, nutrigenética, predições. 
Painéis gênicos, exoma e genoma.  
Bioinformática 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Dr. Victor Oliveira 
Prof. Dr. Paulo Caleb

 

Microbiologia, Micologia e Virologia

Métodos Laboratoriais em Microbiologia. 
Urocultura. 
Coprocultura. 
Hemocultura e demais culturas. 
Avaliação de susceptibilidade aos antimicrobianos. 
Micologia: exames e diagnóstico diferencial para as infecções fúngicas. 
Virologia: exames e diagnóstico diferencial para as infecções virais.

Prof. Esp. Paulo Brandão – SBAC
Prof. Dr. Bruno Salles

 

Toxicologia

Métodos Laboratoriais em Toxicologia 
Controles toxicológicos, ambiental e biológicos 
Monitoramento terapêutico

Prof. Dra. Paula Carpes

Urinálise, Espermograma e Líquidos Biológicos

Métodos Laboratoriais para a Urinálise e o Espermograma 
Urinálise 
Espermograma e líquidos biológicos 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Esp. Paulo Brandão
Prof. Dr. Bruno Salles

Parasitologia

Métodos Laboratoriais em Parasitologia 
Protozoários: exames laboratoriais, diagnóstico e interpretações 
Helmintos: exames laboratoriais, diagnóstico e interpretações 
Testes imunológicos e moleculares em parasitologia 
Casos Clínicos, Atividades e Testes Comentados

Prof. Dr. Nilmar Moreti – EPM-Unifesp

 

Professores do curso

Coordenador

Paulo Caleb

Autor de 10 livros desta temática. Farmacêutico pela UNIFAL-MG. Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP. Pós-doutor pela FMUSP-SP, no InCor-HC/FMUSP.

ENSINA O Laboratório Clínico, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade; Hematologia Clínica 1; Hematologia Clínica 2; Biologia Molecular, Bioinformática e Genética Molecular.

Amilton Marques

Farmacêutico pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), atual Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (1994). Especialização em Análises Clinicas (SBAC/Unifal-MG) e Mestrado em Biotecnologia (Universidade de Mogi das Cruzes-UMC-SP).

ENSINA O Laboratório Clínico, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade; Hematologia Clínica 1; Hematologia Clínica 2; Imunologia Clínica, Imunohematologia e Banco de Sangue;

Marileia Scartezini

Farmacêutica Industrial e Bioquímica, Mestre em Bioquímica e Doutora em Genética, pela UFPR. Pós-doutora em Hipercolesterolemia familiar na University College London-UCL (UK).

ENSINA Bioquímica Clínica 1

Bruno Salles

Biomédico pela UNIFAL-MG, Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UNIFAL-MG.

ENSINA Bioquímica Clínica 1; Bioquímica Clínica 2 e Endocrinologia; Microbiologia, Micologia e Virologia; Urinálise, Espermograma e Líquidos Biológicos.

Paulo Brandão

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1991) e Mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Química orgânica, com ênfase em síntese e química farmacêutica.

ENSINA Urinálise, Espermograma e Líquidos Biológicos; Microbiologia, Micologia e Virologia; Imunologia Clínica, Imunohematologia e Banco de Sangue; Bioquímica Clínica 2 e Endocrinologia.

Ana Popi

Graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica e Doutora em Microbiologia e Imunologia pela UNIFESP.

ENSINA Imunologia Clínica, Imunohematologia e Banco de Sangue

Nilmar Moreti

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - UNIFESP e no Center for Infectious Disease Research - Seattle/USA

ENSINA Parasitologia

Ana Cristina Lo Prete

Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Camilo Castelo Branco, Mestre e Doutora em Farmácia pela FCF-USP.

ENSINA Cuidado Farmacêutico aos Pacientes com Diabetes Mellitus e Outras.

Victor Oliveira

Médico, Mestre e Doutor em Ortopedia e Traumatologia pela FCF-USP.

ENSINA Biologia Molecular, Bioinformática e Genética Molecular

Paula Carpes

Bacharel em Direito e Farmacêutica-Bioquímica com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Católica de Santos. Possui Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Perita Farmacêutica e Toxicologista.

ENSINA Toxicologia

Marcos Machado

Farmacêutico-Bioquímico e Especialista em Análises Clínicas. Diretor Comercial da Clínica Medbras Serviços Médicos e Diagnósticos, Professor Universitário. Foi Diretor-Presidente do CRF-SP (2018-2021), Coordenador da Comissão de Análises Clínicas do CRF-SP, Diretor Técnico e Comercial do Laboratório Padrão de Análises Clínicas, Diretor Técnico do Laboratório da UNIMED, Delegado da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

ENSINA Gestão e Mercado (Módulo 1) e Imunologia.

Paulo Caleb

Autor de 10 livros desta temática. Farmacêutico pela UNIFAL-MG. Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP. Pós-doutor pela FMUSP-SP, no InCor-HC/FMUSP.

ENSINA O Laboratório Clínico, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade; Hematologia Clínica 1; Hematologia Clínica 2; Biologia Molecular, Bioinformática e Genética Molecular.

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Perguntas frequentes

Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso às aulas?

Após a confirmação do pagamento, seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem é liberado automaticamente.

As disciplinas são liberadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês*, visando uma melhor organização da sua rotina de estudos. *Confirme a data de início das suas aulas com os consultores.

Como faço minha inscrição/matrícula?

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site através do formulário no rodapé da página ou com alguns dos nossos especialistas através do WhatsApp.

Como funciona o acesso aos cursos?

O acesso ao curso e a todos os conteúdos disponíveis é feito via ambiente virtual de aprendizagem. 

Como funciona o contato com os professores e com o suporte?

Além dos webinars ao vivo, nos quais você terá discussões produtivas com os professores, você poderá enviar suas dúvidas via ambiente virtual de aprendizagem ao longo da duração da disciplina.

As disciplinas da pós-graduação contam com um Community Manager. Essa pessoa será o contato principal do estudante e irá direcionar as dúvidas ou sugestões para os setores responsáveis dando, assim, andamento nas resoluções.

Quanto ao conteúdo, cada disciplina terá o professor que irá conduzir as aulas síncronas (web conferências ao vivo) na segunda e na quarta semana. No entanto, dúvidas pontuais sobre o conteúdo também poderão ser encaminhadas ao Community Manager para um melhor acompanhamento e direcionamento.

Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

No último mês o estudante vai precisar desenvolver um Projeto de Conclusão. O formato de entrega pode variar de acordo com a especificidade do curso, podendo ser um estudo de caso, uma proposta de intervenção, a discussão de um caso clínico, ou uma produção científica, por exemplo. Trata-se de um projeto prático, sem banca avaliadora, no qual você precisa demonstrar que atingiu o resultado de aprendizagem esperado.

NOTA

A nota do curso de pós-graduação é composta pela entrega do projeto final da disciplina (60%) e pelas atividades avaliativas de cada disciplina (40%).

TCC

O MEC determinou que o trabalho de conclusão de curso em pós-graduação não é mais uma exigência. A PUCPR optou pela realização de uma disciplina de Projeto de Conclusão para testar os conhecimentos dos alunos, além de trabalharmos com um sistema de avaliações por disciplina durante o curso. Esta entrega corresponde à 60% da nota final, conforme descrito acima.

Sobre nossa AVALIAÇÃO, DISCIPLINAS e METODOLOGIA:

As disciplinas possuem a duração de quatro semanas cada e são liberadas mensalmente. O aluno tem 90 dias para concluir cada uma delas.

Ao final de cada disciplina é disponibilizada uma avaliação para testar seus conhecimentos, contendo 10 questões de múltipla escolha.

O curso é formado por 12 disciplinas de 30 horas cada, sendo que a última disciplina do curso será de um Projeto de Conclusão, com a mesma carga horária das demais.

A estrutura de cada disciplina contará com dois encontros síncronos (ao vivo) com os professores, com duração de 1h30min cada (totalizando 3h). Nesta webconferência, o professor vai trazer um case ou um artigo para ser explorado junto com os alunos, que poderão interagir de forma online em tempo real. Estes encontros síncronos serão realizados no turno da noite e ficarão gravados e serão disponibilizados posteriormente na plataforma de aprendizagem.

A metodologia utilizada será da “sala invertida”, onde o aluno estuda o conteúdo apresentado pelo professor e esclarece suas dúvidas no encontro ao vivo.

No fim do curso, o aluno não precisa fazer um TCC, sua última disciplina será um Projeto Integrador onde o aluno compilará os conhecimentos de todas as disciplinas.

A nota final do curso será constituída com peso de 40% das atividades avaliativas de cada disciplina e peso de 60% com a entrega do projeto integrador (última disciplina do curso). Ou seja, caso o aluno não atinja uma nota satisfatória na prova objetiva, ele não precisará fazer uma recuperação, já que terá a disciplina de projeto integrador para recuperar a nota de aprovação no curso.

Como funcionam as avaliações por disciplina?

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo.

Como funcionam os cursos da Pós Artmed?

A Pós-graduação Artmed é uma parceria com a PUCPR e sociedades científicas. Os cursos são 100% online com conteúdo em formatos didáticos, além de alguns encontros ao vivo com os professores e os alunos da turma para discussão de temas específicos.

As aulas são gravadas e disponibilizadas de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las, sem necessidade de comparecer em horários fixos. Todas as disciplinas possuem dois modelos de vídeos, sendo:

Videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de forma que o aluno possa escolher o melhor momento para assisti-las.

Dois momentos síncronos mensais, que consistem em encontros ao vivo, onde o aluno terá a oportunidade de interagir com os professores e os colegas.

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED?

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR.
 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão.

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR.
IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância.

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que chancela a Pós Artmed, é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de educação à distância.  

Você pode conferir o cadastro da PUCPR junto ao MEC clicando aqui. 

Como funcionam as avaliações por disciplina? 

Ao final das disciplinas, os estudantes terão uma avaliação on-line composta de 10 questões de múltipla escolha para fixação do conteúdo. 

Como é o certificado dos cursos Pós ARTMED? 

Após a conclusão do curso, o certificado, reconhecido pelo MEC, é emitido pela PUCPR. 

 Os cursos contam também com a chancela da Sociedade Científica vinculada à área em questão. 

A emissão do certificado fica condicionada à entrega de toda documentação exigida, conforme contrato de prestação de serviços, bem como ao cumprimento de todos os requisitos acadêmicos pedagógicos exigidos pela PUCPR. 

IMPORTANTE - Não possui distinção entre o certificado de um curso presencial ou a distância. 

Posso iniciar minha Pós Artmed tendo graduação em qualquer área?

Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Embora não existam pré-requisitos, nossos cursos são realizados em parceria com Sociedades Científicas de Saúde e, portanto, possuem conteúdos mais específicos de uma determinada área. Consulte as páginas de cada curso para saber mais informações sobre as disciplinas e a quem se destinam.

CURSO DE EXTENSÃO / CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO:

De acordo com o MEC, só é possível ingressar em uma especialização lato sensu com o diploma da graduação. Caso ainda não tenha recebido seu diploma em função da pandemia, você pode enviar a declaração de conclusão de curso. O diploma deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas desta pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.

Quais as formas de pagamento? Tem desconto?

Você poderá pagar via boleto ou em até 24x no cartão. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas.

Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

Quais são os materiais de apoio?

Todas as disciplinas possuem:

Videoaulas gravadas: vídeos nos quais o professor apresenta o conteúdo da disciplina, principais conceitos e sua aplicabilidade;

Bússolas da aula: materiais norteadores que visam destacar os principais conteúdos;

Revisão teórico-prática: em formato de curadoria ou bibliografia comentada, esse material traz indicações de referências, teorias, boas práticas, ferramentas e métodos específicos para a discussão e resolução de problemas centrais da disciplina;

Estudo de Caso/Caso Clínico: apresentado em formato textual ou em vídeo, aborda um tema de alto impacto, para instigar análise, decisão ou elaboração de cenários por parte do estudante;

Webinars síncronos: momentos de interação ao vivo entre o professor e os alunos. Os temas abordados nestes encontros serão indicados no estudo de caso ou nas indicações de leitura da disciplina.

Qual é a duração e carga horária de cada pós-graduação?

Cada curso de pós-Graduação tem duração de 12 meses, com uma carga horária total de 375h/aula.

É possível iniciar minha Pós Artmed cursando o último semestre da faculdade?

O comprovante de conclusão da graduação é obrigatório para o início na pós-graduação. Caso já tenha concluído a graduação, mas ainda não tenha recebido seu diploma, você poderá realizar a comprovação através de uma declaração de conclusão, emitida pela Instituição de Ensino Superior, que deve ser entregue em até 120 dias após o início das aulas do seu curso de pós-graduação.

Caso o aluno não entregue a documentação no prazo exigido para obter o Título de Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu), acarretará a expedição somente de Certificado de Extensão, correspondente ao número de horas efetivamente cursadas.