Black November: você ainda pode aproveitar 40% OFF

Inteligência Artificial na Psicologia: evidências, ética e novos perfis de pacientes
Início: 05 de Janeiro de 2026
Pós-graduação online
375 horas


Detalhes do curso
A Inteligência Artificial já deixou de ser futuro distante e passou a impactar diretamente a Psicologia. Pacientes recorrem a ferramentas digitais, dilemas éticos inéditos emergem e a ausência de protocolos claros gera tanto curiosidade quanto receio entre profissionais.
A resposta pioneira no Brasil
É nesse contexto que nasce a primeira pós-graduação do Brasil dedicada à interface entre Inteligência Artificial e Psicologia, criada para preparar profissionais diante de um cenário inédito, em que a prática clínica já convive com novas demandas, dilemas éticos e transformações tecnológicas.
Ciência, ética e prática integrada
Do paciente contemporâneo à integração da IA na clínica, o curso prepara profissionais para atuar com confiança, visão ética e domínio técnico diante dos desafios presentes e futuros da saúde mental digital.
Acesse o Guia do Curso

Guia do Curso
Baixe gratuitamente o guia e conheça todos os detalhes do curso, como metodologia, formato das avaliações e muito mais.
Confira as disciplinas
Saúde Mental e Inovação Tecnológica: perspectivas clínicas e sociais
Karen P. Del Rio Szupszynski
Inteligência Artificial e Psicologia: do desenvolvimento às aplicações clínicas
IA e Psicoterapia: questões éticas e regulamentação no Brasil
IA e Práticas Psicoterapêuticas: implicações, potenciais e limites
IA e Prática Baseada em Evidências
Predição e Prevenção de Comportamentos com IA
Paciente Contemporâneo e a IA: impactos cognitivos, emocionais e sociais
Competências do terapeuta na era da IA
Ética
Murilo Karasinski
Humanização no Atendimento em Saúde
Ricardo Antônio Correia Lima
Empreendedorismo e Inovação em Saúde
Lucas Cottini F. Passos
Gestão de Carreira e Consultório
José Knopfholz
Projeto Integrador
Karen P. Del Rio Szupszynski
Conheça quem faz parte

Karen P. Del Rio Szupszynski
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUCRS, com pós-doutorado em Psicobiologia pela UNIFESP e em Psicologia pela PUCRS. Realizou estágio de pesquisa na University of Maryland Baltimore County (EUA), sob orientação do Prof. Carlo DiClemente. Docente da graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia na PUCRS. Coordenadora da especialização em Psicologia Clínica (PUCRS Online) e do grupo de pesquisa "Psicologia, Saúde e Internet" (GPPSI). Coordenadora do grupo "Transformação Digital no SUS" do PET Saúde Digital: Educação, Tecnologia e Inteligência para o SUS (PUCRS/Secretaria Municipal de Porto Alegre). Terapeuta certificada pela FBTC. Membro da Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Diretoria da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO). Membro do Grupo de Trabalho "Processos, Saúde e Investigação em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental" da Associação Nacional de Psicologia e Pós-Graduação (ANPEPP). Autora de livros publicados pela Editora Artmed, capítulos de livros e artigos científicos sobre intervenções online, terapia cognitivo-comportamental, motivação para mudança de comportamento e modelo transteórico de mudança. Atua e pesquisa nas áreas de intervenções digitais, motivação para mudança, dependência química e terapia cognitiva.

Lucas Cottini da Fonseca Passos
Médico Anestesiologista pela UFRJ.
ENSINA: Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Ricardo Antônio Correia Lima
Cirurgião-Geral pela UFRJ. MBA em Administração pelo COPPEAD, UFRJ.
ENSINA: Humanização em Atendimento em Saúde

José Knopfholz
Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina Interna e gestor universitário há 18 anos. Formação em Educação em Saúde pela Harvard Macy. Professor há 5 anos da especialização em Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é membro da comissão do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e da comissão julgadora nacional do título de especialista em Cardiologia. Durante a carreira de educação, foi professor de 11 cursos de graduação, 46 de pós-graduação, preceptor, membro do NDE, coordenador de curso de Medicina, coordenador regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), coordenador de pós-graduação e atualmente é decano (diretor) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
ENSINA:
Gestão de Carreira e Consultório

Murilo Karasinski
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Pós-Doutor em Bióetica, Doutor em Filosofia e Bacharel em Direito pela PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades. Membro do Observatório de Inteligência Artificial no Ensino Superior da PUCPR. Pesquisador de temas relacionados à Inteligência Artificial, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
ENSINA:
Ética

Karen P. Del Rio Szupszynski

Lucas Cottini da Fonseca Passos

Ricardo Antônio Correia Lima

José Knopfholz

Murilo Karasinski
Conheça quem faz parte

Karen P. Del Rio Szupszynski
PhD em Psicologia e pesquisadora pioneira em intervenções digitais.
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela PUCRS, com pós-doutorado em Psicobiologia pela UNIFESP e em Psicologia pela PUCRS. Realizou estágio de pesquisa na University of Maryland Baltimore County (EUA), sob orientação do Prof. Carlo DiClemente. Docente da graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia na PUCRS. Coordenadora da especialização em Psicologia Clínica (PUCRS Online) e do grupo de pesquisa "Psicologia, Saúde e Internet" (GPPSI). Coordenadora do grupo "Transformação Digital no SUS" do PET Saúde Digital: Educação, Tecnologia e Inteligência para o SUS (PUCRS/Secretaria Municipal de Porto Alegre). Terapeuta certificada pela FBTC. Membro da Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Diretoria da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO). Membro do Grupo de Trabalho "Processos, Saúde e Investigação em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental" da Associação Nacional de Psicologia e Pós-Graduação (ANPEPP). Autora de livros publicados pela Editora Artmed, capítulos de livros e artigos científicos sobre intervenções online, terapia cognitivo-comportamental, motivação para mudança de comportamento e modelo transteórico de mudança. Atua e pesquisa nas áreas de intervenções digitais, motivação para mudança, dependência química e terapia cognitiva.

Lucas Cottini da Fonseca Passos
Médico anestesiologista pela UFRJ.
Médico Anestesiologista pela UFRJ.
ENSINA: Empreendedorismo e Inovação em Saúde

Ricardo Antônio Correia Lima
Cirurgião-geral pela UFRJ.
Cirurgião-Geral pela UFRJ. MBA em Administração pelo COPPEAD, UFRJ.
ENSINA: Humanização em Atendimento em Saúde

José Knopfholz
Diretor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
Médico especialista em Clínica Médica e Cardiologia, mestre em Ciências da Saúde, doutor em Medicina Interna e gestor universitário há 18 anos. Formação em Educação em Saúde pela Harvard Macy. Professor há 5 anos da especialização em Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também é membro da comissão do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) e da comissão julgadora nacional do título de especialista em Cardiologia. Durante a carreira de educação, foi professor de 11 cursos de graduação, 46 de pós-graduação, preceptor, membro do NDE, coordenador de curso de Medicina, coordenador regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), coordenador de pós-graduação e atualmente é decano (diretor) da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.
ENSINA:
Gestão de Carreira e Consultório

Murilo Karasinski
Pós-Doutor em Bióetica e pesquisador de temas relacionados à IA, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Pós-Doutor em Bióetica, Doutor em Filosofia e Bacharel em Direito pela PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades. Membro do Observatório de Inteligência Artificial no Ensino Superior da PUCPR. Pesquisador de temas relacionados à Inteligência Artificial, Neuroética, Bioética e Transumanismo.
ENSINA:
Ética

Karen P. Del Rio Szupszynski

Lucas Cottini da Fonseca Passos

Ricardo Antônio Correia Lima

José Knopfholz

Murilo Karasinski
Como sua formação será conduzida
Apenas em julho: aproveite até 30% OFF em até 12x no seu curso! APROVEITE JÁ
Investimento
No cartão de crédito e boleto em até 18x de:
R$ @mensalidade
ou à vista de R$ @valorTotal
, por:
R$ @valorParcela
- Curso online
- Professores referência
- Início: 01 de Dezembro de 2025
- Carga horária: 375h
- Certificado PUCPR
Dê o primeiro passo para o seu futuro!
Parcelamento no cartão de crédito e boleto ou à vista no pix
| De:* | Por**: |
|---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Os valores estão sujeitos a alterações de acordo com o método de pagamento escolhido.

Certificado PUCPR
A Pós Artmed é a certificação que abrirá as portas em sua carreira. Reconhecido pelo MEC, o certificado é emitido pela PUCPR, instituição de ensino superior de prestígio nacional e internacional.
Você impactará a sua vida e a de seus pacientes por meio de uma formação de excelência, chancelada por grandes nomes da educação brasileira. Esta é a forma de atribuir ainda mais valor à sua jornada profissional.

Cursos relacionados

Neurociência, Comportamento e Psicopatologia
Capacitar profissionais da saúde para compreender e lidar com casos de sofrimento psíquico, melhorando o atendimento.

Neuropsicologia dos Transtornos Mentais
Capacite-se com os profissionais das melhores instituições de saúde e pesquisa. Evolua sua prática com estudos de caso, simulações e análises de intervenções em transtornos neuropsicológicos e atualize-se acerca dos avanços tecnológicos da área.

Dependências Digitais: saúde mental na era tecnológica
Aprimore competências para diagnosticar e intervir nos impactos da dependência digital, com ferramentas práticas para atuar em saúde mental, fadiga tecnológica e segurança digital em diversos contextos.

Neurociências Aplicadas à Psicoterapia
O curso apresenta conceitos da neurociência, transformando-os em ferramentas práticas. Assim, você aprimora seus métodos de intervenção por meio do conhecimento profundo da mente. Entenda a neurobiologia de transtornos de personalidade, do desenvolvimento e mais.

Emoções em Psicoterapia: Regulação Emocional e Aplicações Clínicas
Aprofunde-se na ciência da regulação emocional e aprenda a aplicar recursos baseados em evidências no manejo clínico das emoções.
Desenvolva intervenções eficazes e formulações precisas em diferentes contextos, ciclos de vida e graus de complexidade.
